O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 22/11/1951
Emancipação Política: 22 DE NOVEMBRO DE 1951
Gentílico: CAPISTRANENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: NORTE CEARENSE
Microregião: BATURITÉ
Distância para a capital: 120,00

Dados de características geográficas

Área: 195,00
População estimada: 20234
Densidade: 104,00
Altitude: 154
Clima: Tropical quente semi-árido brando
Fuso Horário: UTC-3
Capistrano é um município brasileiro do estado do Ceará. Cidade que leva o nome de um importante históriador Cearense, Capistrano de Abreu. Cresceu a partir da estrada de Ferro, prosperou na Agricultura e se fortaleceu na religiosidade do povo. É Motivo de inspiração, pois possui desde os últimos 12 anos um grande desenvolvimento. Sua população estimada em 2004 era de 16.301 habitantes.

Está localizado no Maciço de Baturité do Estado do Ceará.
As terras entre o Maciço de Baturité e as margens do rio Choró eram habitadas pelos índios Jenipapo, Kanyndé[7],[8], Choró e Quesito. Com a catequização realizada pelos Jesuítas, junto aos índios que habitavam a região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque, a criação da Vila de Monte-Mor-o-Novo da América, surge primeiro o aldeamento Riachão que é o início do núcleo urbano às margens da Ribeira do Riachão.

Com a extensão da Estrada de Ferro de Baturité para o Crato (Ceará), o Riachão recebe em 1890 uma estação de ferroviária[9], o que impulsionou a economia de Capistrano.

O povoamento da região de Capistrano remonta à época colonial quando a capitão Temóteo Ferreira Lima adquiriu uma sesmaria da coroa portuguesa. Seu filho Daniel Ferreira Lima (tio de Dona Mimosa Lima, irmã do Major Couto Pereira que foi presidente do Coritiba Esporte Clube e avó do Historiador Gustavo Braga) proprietário de terras no lugar chamado de Ribeira do Riachão, construiu uma casa grande e algumas casas para moradores, em torno das quais, posteriormente, foi instalada a estação ferroviária.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Capistrano pela lei estadual nº 1153, de 22 de novembro de 1951, desmembrado de Baturité. Sua instalação deu-se em 25 de março de 1955[10].

No ano de 1905 nasceu Odette Pereira Correia, filha do latifundiário Manoel de Castro Correia com a Sra. Davina Pereira Lima. Estes habitavam a Fazenda denominada "Mancoré", do distrito de Riachão. Posteriormente Odette Pereira casou-se com o seu primo legítimo, o Major Antônio Couto Pereira, que foi um dos maiores presidentes do Coritiba Futebol Clube, no Paraná. O Major Couto Pereira é tio-avô do Prof. Historiador Gustavo Braga.
A festa da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré é a principal festa religiosa da cidade e uma das maiores da região. Acontece todos os anos de 29 de agosto a 8 de setembro. O encerramento da festa acontece juntamente com a procissão do Círio de Nazaré. Atualmente a Secretaria de Cultura do Município é o Sr. Alexandre Távora.
A administração municipal localiza-se na sede: Capistrano. Em 2016, Capistrano obteve uma das eleições mais acirradas da sua História, entre o Candidato à Prefeito pelo Partido Progressista, apoiado pelo então ex-prefeito Cláudio Saraiva, o nomeado e consagrado Empresário da Cidade, Alessandro Queiroz e seu vice Emanuel dos Cajuás, contra a já atuante na política a Professora, já Vereadora 2 vezes e Vice-Prefeita pela chapa do ex-prefeito Claúdio Saraiva (2009/2012 -2013/2016) participando ela, apenas do primeiro mandato: Inês Oliveira. A eleição ocorreu no dia 2 de Outubro de 2016, votaram 13.467 pessoas, dando a vitória à Candidata da oposição Inês Nascimento de Oliveira (PSDB) com 7.038 (Sete mil e trinta e oito mil) votos válidos (55,15%), e a derrota ao Candidato apoiado pelo ex-prefeito Cláudio Saraiva, Alessandro Queiroz com 5.724 (Cinco mil, setecentos e sessenta e sete mil) votos válidos (44,85%).

Foram eleitos e eleitas, e reeleitos Vereadores do Município em 2016: Sra. Hidelgardia do Carlos Braga, Sra. Vandinha Souza, Sra. Aiana Oliveira, Sr. Thalys da Helena, Sr. Carlos André, Sr. Andrade Gonçalves, Sr. Raimundo Nonato, Sra. Antonilda Holanda, Sra. Aurilene Magalhães, Sr. Cristiano Maciel e o Sr. Claudinho do Beié.
História
Capistrano Ceara - CE

Histórico
As terras que integram o município de Capistrano, pertencentes desde os remotos tempos do início da nossa colonização ao vasto território abrangido História
Capistrano Ceara - CE

Histórico
As terras que integram o município de Capistrano, pertencentes desde os remotos tempos do início da nossa colonização ao vasto território abrangido pelo então município denominado Monte-Mor-o-Novo da América, mais tarde chamado de Baturité, cujos domínios, que datam de 1764, se estendiam por todo o sertão do Canindé, Aracoiaba, Redenção e municípios serranos limítrofes.
Quando da concessão de datas e sesmarias, algumas destas benfeitorias foram concedidas a portugueses desejosos de fazer fortuna no cultivo da terra e no trato do gado. Excelentes para o labor agrícola, as terras onde se constituiu o novo município de Capistrano, compreendidas nas ribeiras do Riachão, pouco a pouco foram sendo povoadas. Dentre os primeiros a sentar moradia no local destaca-se o fazendeiro, capitão Daniel Ferreira Lima que, erigindo grande casa de fazenda, levantou, nas proximidades, pequenas residências para colonos e moradores.
Ao correr dos anos formou-se o pequeno povoado com capela e juiz policial, sob a jurisdição do município de Baturité.
Aos 8 de dezembro de 1890, um fato de excepcional importância daria progresso à pequena localidade: inaugurava-se, nessa data, a estação da estrada de ferro que buscava os sertões do Ceará em demanda do Cariri. Era a primeira estação feita para receber a produção de madeira em que sobressaía o povoado de Riachão, hoje Capistrano.
Com a estrada de ferro, Riachão logo prosperou, ativando seu comércio pela Câmara Municipal de Baturité.

Origem do Topônimo: Homenagem a Capistrano de Abreu, historiador cearense.

Gentílico: capistranense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Capistrano de Abreu, por ato estadual de 27-03-1896, subordinado ao município de Baturité.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Capistrano Abreu figura no município de Baturité.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº448, de 20-12-1938, o distrito de Capistrano teve sua denominação simplificada para Capistrano.
Em divisão territorial data de 1-VII-1950, o distrito já denominado Capistrano Abreu figura no município de Baturité.
Elevado à categoria de município com a denominação de Capistrano, pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembrado de Baturité. Sede no antigo distrito de Capistrano. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital
Capistrano de Abreu para Capistrano alterado, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938.
Fonte
IBGE

HINO DO MUNICÍPIO DE CAPISTRANO

HINO DO MUNICÍPIO DE CAPISTRANO

LETRA: PROF. JOSÉ HUMBERTO GOMES DE OLIVEIRA
MÚSICA: MAESTRO JAIRO CLÁUDIO SILVEIRA
ARRANJOS: EUDÁSIO (DJTURINHA)

1 – BERÇO HUMILDE, NESTE HINO, A PRESENÇA / DOS TEUS FILHOS MAIS, EM TI, SE REMOVA, / E TE RELEMBRAM, PEQUENO, CRIANÇA: / O RIACHÃO NOSSO DA LAGOA NOVA.

CAPISTRANO, COM GARRA, TE AMAMOS, / PORQUE TU ÉS O NOSSO TORRÃO NATAL; / E A DEUS, POR TI, SEMPRE IMPLORAMOS / MUITA E ASCENSÃO SOCIAL.

2 – O TEU NOME NOS TRAZ A MEMÓRIA / UM CEARENSE DE IMENSO VALOR. / CAPISTRANO DE ABREU, PÁTRIA GLÓRIA / GRANDE MESTRE E MAIOR HISTORIADOR

3 – DO MACIÇO, ÉS TESOURO ENGASTADO, / ENTRE SERRAS E O ADUSTO SERTÃO, / POR TEUS FILHOS, ÉS SEMPRE LEMBRADO, / ONDE ESTEJAM E AONDE VÃO.
ÉS PEQUENO, EM TAMANHO, É VERDADE. / TEUS LIMITES NÃO VÃO MUITO ALÉM; / MAS ÉS GRANDE, POIS TUA VONTADE / É SERVIR, É CRESCER E FAZER O BEM.

BRASÃO

BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CAPISTRANO

BANDEIRA DE CAPISTRANO

Esta é a nossa ilustríssima Bandeira Municipal

NOTÍCIAS

#Cultura | 27 DE NOVEMBRO DE 2021

Governo Municipal de Capistrano através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Cultura, Turismo e Esporte participa do Encontro de Gestores de Cultura do Maciço de Baturité com o secretário de cultura do Estado, Fabiano Piúba.A cultura e a arte dos artistas e gru [...]

#Saúde | 27 DE NOVEMBRO DE 2021

Nesta sexta-feira 26 de novembro, a equipe do NASF juntamente com a Equipe de Saúde da Família de Mazagão, profissionais de educação física da Secretaria de Educação, professores e diretores promoveram ações do programa Crescer Sa [...]

#Cultura | 27 DE NOVEMBRO DE 2021

Na noite da última segunda-feira (22/11) fazendo parte do encerramento ao aniversário de 70 anos do Município, tivemos o Show Musical com artistas locais.Os artistas Lucas Freitas, Silverio Gomes e Macedo Sousa fizeram uma belíssima apresentação musical toca [...]

#Empreendedorismo | 26 DE NOVEMBRO DE 2021

Capistrano marca presença na Feira Internacional de Logística no agronegócio.Muitos produtos nascidos e comercializados no Cearáestiveram de forma presencial na Expolog, reforçando mais uma vez, o poder e a energia do agronegócio. [...]

#Mulher | 26 DE NOVEMBRO DE 2021

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), realizou na manhã desta quinta-feira, dia 25 de Novembro, roda de conversa alusiva ao Dia Internaci [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito