No dia 27 de outubro de 1988, há 33 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV.
As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.
Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 866 mil pessoas vivem com a patologia no Brasil. Contudo, ser portador do vírus HIV não é o mesmo que possuir Aids.
Muitos indivíduos soropositivos vivem durante anos sem desenvolver a doença, mas podem transmitir a outras pessoas, principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas, bem como por meio não sexual, mediante o compartilhamento de seringas contaminadas ou até mesmo de mãe para filho durante a gestação ou amamentação.
O Governo Municipal frisa a importância da realização do teste de HIV, caso o mesmo seja positivo, com o tratamento adequado, pode ficar indetectável no organismo e a pessoa não desenvolver a AIDS. Vale lembrar que o tratamento é oferecido pelo SUS e é gratuito, seguro, confidencial e eficaz.
A Prefeitura Municipal de Capistrano apoia essa causa!