Em 1992, o dia 10 de outubro foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental com o intuito de demonstrar a importância de cuidarmos da nossa Saúde Mental, afinal, esse dia representa o Dia Mundial da Saúde Mental. Tivemos muitos avanços, quebramos muitos preconceitos, porém, ainda temos muito o que evoluir, no que diz respeito, ao cuidado com a nossa mente, pois, assim como um adoecimento físico, qualquer alteração mental, quando não tratada pode resultar em morte precoce.
É, exatamente, pontuando isso e, trazendo o conceito de saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social definido pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), que alertarmos sobre a importância desse dia, mas, sobretudo, de fazer que ele tenha um propósito de mudança real em tudo que esteja relacionado com a nossa mente.
Estejamos atentos, pois, as perturbações de natureza mental e os transtornos mentais, independente, de sua gravidade são hoje uma das doenças mais incapacitantes do século XXI. Tendo a depressão, por exemplo, como uma das doenças mais incapacitantes do mundo e que mais tem relação com fatores de risco de suicídio. Precisamos nos cuidar e buscar tratamentos adequados/profissionais especializados (psiquiatras e psicólogos) para lidarmos com nossas dificuldades e adoecimentos emocionais.
Se cuide, esteja em dia com sua saúde mental!