Neste domingo, dia 21 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma alteração genética ocorrida ainda na fase de formação fetal, que pode resultar em comprometimento intelectual e motor além de algumas características peculiares aos pacientes da Síndrome, como olhos oblíquos e rosto arredondado.
A data 21/3 faz alusão ao trissomia do cromossomo 21, e busca conscientizar a importância da luta pelos direitos igualitários e a inclusão social.
A Síndrome de Down não é doença!
Na estrutura da Secretaria de Saúde de Capistrano, a pessoa com síndrome de Down é assistida primeiramente na Atenção Primária. Após o acolhimento e acompanhamento realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS), o quadro do paciente é avaliado pela equipe e, se necessário, ele será encaminhado para a atenção secundária.
O atendimento também é realizado pela equipe do CRAS, vinculado a STDS, onde a família é referenciada e acompanhada, ainda é encaminhada para requerer o Benefício de Prestação Continuada - BPC.
Em Capistrano também dispomos do Núcleo Pedagógico de Atendimento Especializado - NAPE, um Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado da rede municipal de ensino constituído por equipe multiprofissional que oferece suporte às unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio para implementação de ações educacionais, contribuindo para a construção de uma escola pautada na igualdade de direitos e equidade de oportunidades.