NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#conquista Há 11 dia(s)

CAPISTRANO É DESTAQUE NO CEARÁ!

Continuamos em 1º lugar no Estado com o Selo Município Verde, conquistado pela terceira vez consecutiva!

#conquista Há 11 dia(s)

PARABÉNSs, JESCA, POR ESSA GRANDE CONQUISTA!

A capistranense Jesca Falcão conquistou o 1º lugar em sua categoria e o 3º lugar no absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu

#conquista Há 15 dia(s)

SELO UNICEF NA EDIÇÃO DE 2021-2024

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e representa o compromisso de Capistrano com o futuro das nossas crianças.

#Prevenção Há 16 dia(s)

NOVEMBRO AZUL: APOIANDO A SAÚDE MASCULINA!

No mês do combate ao câncer de próstata, reforçamos a importância da conscientização. Homens que cuidam da saúde vivem mais e melhor!

#Prevenção Há 32 dia(s)

CAPISTRANO REALIZOU O DIA "D" DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu mais uma ação importante para proteger nossos pets e a comunidade

#Planejamento Há 35 dia(s)

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.

Nesta sexta, aconteceu uma importante reunião para a aprovação do Plano Municipal de Cultura 2024-2034!

#CONSCIENTIZAÇÃO Há 38 dia(s)

OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO E CUIDADO

Neste mês, reforçamos a importância da conscientização e da prevenção do câncer de mama. Juntas e juntos, podemos salvar vidas!

#Saúde Há 39 dia(s)

CAPISTRANO DÁ UM GRANDE PASSO NA SAÚDE!

PARCERIA COM UNINTA TRAZ ESTAGIÁRIOS DE MEDICINA PARA ATENDIMENTOS HUMANIZADOS.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito