Nesta quarta-feira (20), o Dia do Farmacêutico, profissional que desde a antiguidade é um dos primeiros a prestar assistência à população e que, em tempos de pandemia, tem sido essencial na distribuição correta de medicamentos e orientação aos cidadãos, em meio a dúvidas e informações conflitantes.
A rede municipal conta com farmácias em todas as Unidades Básicas de Saúde distribuídas no município. O serviço de Farmácia é dividido em diversos níveis de atenção à saúde. Na atenção primária, as farmácias estão presentes em Unidades de Atenção Primária à Saúde(UAPS), Unidades Básicas de Saúde(UBS). Na rede de Média alta complexidade, as farmácias estão presentes na Central de Assistência Farmacêutica (CAF) e no Centro de Atenção Psicossocial(CAPS).
A coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, Dra. Sanete, destaca que, durante a pandemia do novo coronavírus, os profissionais do setor desenvolveram um papel importante, em sintonia com a equipe multidisciplinar, no processo de cuidado quanto ao excesso de informações divulgadas nas mídias digitais. "Através desse exercício profissional, é possível acolher a população com informações seguras, baseadas em evidências científicas sobre o uso de medicamentos, além de orientar a utilização correta, prevenindo erros de medicação e promovendo o uso racional de medicamentos", declara.
Nossa homenagem a todos os farmacêuticos do nosso município, Dra. Sanete, Dra. Isabele, Dr. Thales e Dra. Vitória. Parabéns pelo excelente serviço prestado aos munícipes.