Chegada da vacina contra o Coronavírus é celebrada em Capistrano
A Prefeitura Municipal de Capistrano recebeu, na manhã desta terça-feira (19), o primeiro lote da vacina Coronavac contra a covid-19, enviado pelo governo do Estado do Ceará. Conforme o plano de imunização, as primeiras pessoas vacinadas serão os profissionais de saúde que atendem pacientes com coronavírus.
Estamos vivendo um momento histórico: a chegada da vacina contra o novo coronavírus. País, estados e municípios mobilizados no intuito de imunizar a população e colocar fim, de uma vez por todas, na maior crise sanitária do século, comenta a Coordenadora de vigilância epidemiológica, Antoneide Pereira.
O Prefeito Junior Saraiva comemorou a notícia e disse que o município está preparado para iniciar a imunização: "Estamos aguardando o recebimento das primeiras doses para iniciar a vacinação. Estamos com tudo pronto, dependendo apenas desse recebimento para, a partir daí, iniciarmos com os grupos mais vulneráveis, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.
A secretária de saúde, Érika Medeiros, também comemorou a aprovação das vacinas e disse que o plano estratégico já está montado, e que será seguido rigorosamente a lista de prioridades: "Iniciaremos com os profissionais de saúde que estão à frente na luta contra o novo coronavírus, os mais susceptíveis à infecção; após essa etapa será a vez dos idosos, e aí seguiremos imunizando, pouco a pouco, a medida em que os lotes irão chegando, toda a população", concluiu.
A Coordenadora da Imunização, Patrícia Saraiva, responsável técnica pela operação de logística do Centro de distribuição, não escondeu a emoção ao ver a chegada das vacinas: "Fazer parte desse momento histórico de recebimento da vacina é incrível e emocionante principalmente por tudo que vivenciamos nos últimos meses e digo isso em nome de todos os profissionais da saúde. Nosso papel é receber, conferir e distribuir essa vacina dentro de todos os padrões de qualidade, de boas práticas de transporte e armazenagem", afirmou a profissional. "A imunização é extremamente importante, é uma esperança. Mas a gente precisa continuar se protegendo, continuar com as medidas preventivas, o uso da máscara, álcool gel e o distanciamento social, para que em breve, num futuro próximo, consigamos retornar para as nossas rotinas normalmente."
A técnica de enfermagem Maria José Reis, de 54 anos, foi a primeira munícipe a tomar a vacina. "É muita emoção. Um dia de vitória para todos nós. Trabalhei desde os primeiros dias e não peguei a Covid-19. Fiquei sempre na linha de frente. Hoje comemoramos por saber que dias melhores virão com a benção de Deus."
As demais fases da vacinação, voltadas a outros grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, serão realizadas conforme novas remessas de vacina forem recebidas pelo município.