CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#conquista 20/04/2024 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CAPISTRANO É 1° LUGAR NO PRÊMIO SEBRAE.

É com grande orgulho que anunciamos que a cidade de Capistrano conquistou o primeiro lugar no renomado Prêmio SEBRAE de Prefeitura Empreendedora, na categoria de Sustentabilidade e Meio Ambiente. Este reconhecimento nacional é fruto do esforço conjunto de toda a comunidade e do compromisso incansável com práticas inovadoras e responsáveis.

#MeioAmbiente 04/04/2024 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES. Nesta quarta-feira, dia 4 de abril, dando continuidade à Festa Anual das Árvores, a Escola Cel. Francisco Nunes visitou o Horto Municipal.
#ACÕES 04/04/2024 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES. A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, vem realizando ações de revitalização de espaços públicos.
#ACÕES 03/04/2024 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ENTREGA DOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Como parte da programação foi inaugurado as instalações do Centro de Educação Ambiental e Convivência com o Semi Árido, espaço para a disseminação da educação ambiental.
#Homenagem 08/03/2024 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 1º ENCONTRO DE MULHERES ENPREENDEDORAS. A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Sala do Empreendedor, realizou o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras, tema: compartilhando histórias de sucesso e inspiração.
#Planejamento 06/02/2024 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE OFICINA DE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NO ANO DE 2024 E ENTREGA DOS FARDAMENTOS E CRACHÁS DOS AJAS. O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens cearenses.
#ACÕES 05/02/2024 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL (AJA). A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, realizará a entrega dos novo Kits de fardamento do Agente Jovem Ambiental (AJA).
#Ações 15/12/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CONFRATERNIZAÇÃO DOS CONSELHEIROS DO CONDEMA E CATADORES DE CAPISTRANO CONFRATERNIZAÇÃO DOS CONSELHEIROS DO CONDEMA E CATADORES DE CAPISTRANO
#Ações 01/12/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Capistrano é Bi campeão com Selo Ouro! Capistrano é Bi campeão com Selo Ouro!
#Ações 23/11/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE HORTO MUNICIPAL HORTO MUNICIPAL
#Ações 06/11/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Apicultura Sustentável
#Ações 31/10/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE O Município de Capistrano é destaque na 3.ª Conferência Regional dos Resíduos Sólidos do Maciço de Baturité.

O Município de Capistrano é destaque na 3.ª Conferência Regional dos Resíduos Sólidos do Maciço de Baturité.

A Conferência Regional dos Resíduos Sólidos do Maciço de Baturité. Realizada pelo Consórcio AMSA contou com a presença de Prefeitos, e diversas autoridades, incluindo o assessor para assuntos municipais do Governo do Estado do Ceará, Sr. Artur Bruno, a secretária executiva da AMAB, Sra. Inês Távora, o secretário executivo da secretaria estadual do meio ambiente e mudança do clima, sr. Gustavo, e o diretor técnico da AGACE, Iram Pereira.

Na ocasião o Consórcio AMSA homenageou personalidades que contribuíram com a gestão ambiental e de resíduos na região com a Medalha Comendador José Júlio da Ponte. Dentre os homenageados o Sr. Artur Bruno, na categoria gestor estadual e o Secretário do Meio Ambiente de Capistrano, o Sr. Iram Pereira, na categoria gestor municipal e o presidente da Associação dos Catadores e Catadoras de Capistrano, Cláudio Leandro, na categoria organização de catadores.

Ao final da conferência foram aprovadas as propostas nos três eixos debatidos no processo de mobilização e conferências municipais e aprovada a Carta de Baturité, na qual os municípios assumem o compromisso de implementação na região de uma gestão ambiental de resíduos.

#CAPACITAÇÃO 17/09/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE AULA INAUGURAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Prefeitura de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação em parceria com o IFCE Campus Baturité, realizam o curso educação ambiental com foco nas mudanças climáticas. O curso realizado na modalidade híbrida (presencial e a distância) tem carga horária de 80 horas aula. Nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, ocorreu no Auditório da Secretaria de Educação a aula inaugural com o tema sustentabilidade ministrada pela Profa. Lais Rodrigues do IFCE. O curso é destinado aos professores da rede municipal, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Jovens Agentes Ambientais e espera-se que ao final do curso os participantes sejam capazes de conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável e compreender as mudanças climáticas sob diferentes pontos de vista, a percepção dessa mudança na vida em sociedade identificando o que fazer para mitigar esses efeitos e planejar relacionados ao enfrentamento das emergências climáticas.

#COMEMORAÇÃO 24/08/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE FESTA DOS PAIS CATADORES

Nesta segunda feira a Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretária da Saúde realizaram a comemoração alusiva ao Dia dos Pais para os catadores de Capistrano. Com a parceria da Associação dos Catadores e Recicladores de Capistrano além da comemoração foram realizadas ações no âmbito do projeto saúde do Catador que consiste na realização de testes rápidos bem como o monitoramento dessas ações de imunização dos catadores. Na ocasião foi informada uma nova parceria visando a coleta de tampas plásticas. Para cada quilo de tampinhas será repassado pela empresa parceira para a conta bancária da associação o valor de R$ 2,50 .

#Ações 08/07/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE LANÇAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2023-2026

O Evento contou com a participação de Secretários Municipais, jovens participantes do Programa Agente Jovem Ambiental — AJA e representantes de instituições da sociedade civil, dentre elas a Associação dos Catadores, Associação dos Artesãos e Federação das Associações Comunitárias.

O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) do Município de Capistrano foi construído visando estimular a participação da população na construção coletiva de projetos e ações, a fim de efetivar a implantação da Política Municipal de Educação Ambiental. Todo o processo de revisão e elaboração do plano perpassa pelas várias instâncias administrativas envolvidas na temática e, principalmente, visa incorporar e consolidar os anseios e demandas dos diferentes fatores sociais do município de Capistrano no segmento da Educação Ambiental.

Desde a aprovação da Lei n.º 1.134 de 17 de maio de 2017, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental, muito se avançou em Capistrano nos assuntos relacionados à Educação Ambiental e as questões ambientais. O Município hoje dispõe de uma Política Municipal de Meio Ambiente, Política Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Saneamento Básico, dentre outros. Esses instrumentos legais proporcionam uma ação de educação ambiental com capilaridade, de forma contínua e com resultados na construção de um Capistrano mais sustentável.

#Empreendedorismo 16/06/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PECNORDESTE 2023

PECNORDESTE é um importante evento do agronegócio promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará - SENAR/CE, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - SEBRAE/CE e pelos Sindicatos Rurais, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor, sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor rural e na sua atividade.

#Ações 07/06/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEIO AMBIENTE.

Semana do Meio Ambiente ??

Dando continuidade a programação da semana do meio ambiente, os alunos da Creche Terezinha Lima Freitas, conheceram as várias espécies de plantas cultivadas no horto municipal.

#Ações 31/05/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS

Na ocasião a Secretaria de Meio Ambiente instalou o Ecoponto para a realização da cólera seletiva no estabelecimento de ensino e um ponto de coleta de óleo usado. Foi revitalizada a Horta e o Canteiro de Ervas Medicinais, realizada ações de uso racional da água com reaproveitamento da água proveniente dos aparelhos de ar condicionado e uma limpeza com a utilização de máquina roçadeira e plantio de mudas de plantas nativas. Na oportunidade o artista plástico Rômulo Muniz ministrou uma oficina sobre grafitagem e arte de rua e com a participação dos alunos foi pintado um mural ressaltando a importância da preservação do meio ambiente e o respeito aos povos indígenas.

#Ações 30/05/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ENERRAMENTO SEMANA MEI

A Agente de Desenvolvimento esteve por toda a manhã atendendo os comerciantes e microempreendedores com serviços de abertura do MEI, emissão de CCMEI, Declaração anual do MEI, alteração cadastral dentre outros serviços.

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI), em Capistrano, proporcionou qualificação, consultoria e orientações gratuitas para o empreendedor e para quem tem projeto de iniciar um pequeno negócio.

#Ações 24/05/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEI

Nesta terça feira a Prefeitura Municipal de Capistrano em parceria com o SEBRAE iniciou a Semana do MEI que é o maior evento de empreendedorismo e negócios para microempreendedores individuais do Brasil. Foi realizada na Estação Trabalho na Sala do Empreendedor, duas oficinas, sendo uma com o tema SEI PLANEJAR e a outra oficina com o tema SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO. Na ocasião estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente, Iram Pereira, a Representante do SEBRAE Regional, Sra. Gina Sena e a Agente de Desenvolvimento Local, Srta. Amanda Rodrigues. Os eventos contaram com a participação de vários microempreendedores individuais além de uma representação do Banco Santander que apresentou o programa PROSPERAR. Os eventos da Semana do MEI será encerrada na manhã desta sexta feira, dia 26 de maio, com a Sala do MEI Intinerante na Feira Livre.

#CAPACITAÇÃO 22/05/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE RESULTADO PRELIMINAR PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL-AJA 2023

Divulgado o resultado preliminar da seleção do programa agente jovem ambiental.

Capistrano teve 40 jovens selecionados ficando 20 jovens no cadastro de reserva.

#MeioAmbiente 17/05/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 17 DE MAO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Com o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.

#MeioAmbiente 09/02/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE RECURSOS HÍDRICOS

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria de Meio Ambiente e Câmara Municipal participaram da reunião do comitê de bacias da região metropolitana na COGERH ( Companhia de Gestão de Recursos Hídricos).

O debate sobre os recursos hídricos em diferentes regiões do Ceará têm sido cada vez mais importante para tomadas de decisão que visam a segurança hídrica desses territórios. É uma oportunidade para que os representantes dos municípios que compõem o comitê tenham oportunidade de acompanhar os cenários e a gestão dos recursos hídricos de sua localidade com mais facilidade

#RECONHECIMENTO 21/12/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SELO OURO

A Prefeitura Municipal de Capistrano vem colecionando conquistas, e na última quinta-feira recebeu o SELO OURO de referência em atendimento pelo SEBRAE.

O SEBRAE certifica as salas na categoria ouro, prata e bronze como referência no atendimento ao Empreendedor, atuando como elo de transformação para o desenvolvimento local. O município de Capistrano foi agraciado com o SELO OURO denotando a excelência do atendimento da sala do empreendedor de Capistrano 2021-2022.

O Prefeito Júnior Saraiva fala do imenso orgulho, em sua gestão crescer pautada no princípio de cuidar e atender cada vez melhor o nosso povo.

#MeioAmbiente 16/12/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE RECICLA CAPISTRANO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO E SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DO COMDEMA- CONSELHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE REALIZOU A SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.

#CAPACITAÇÃO 03/12/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CURSO GRÁTIS DE INFORMÁTICA

CURSO GRÁTIS DE INFORMÁTICA/ ÓTIMA OPORTUNIDADE

#MeioAmbiente 18/11/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE RECICLA CAPISTRANO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO ATRAVÉS DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, REALIZOU O LANÇAMENTO DO PROGRAMA MUNICIPAL DA COLETA SELETIVA- RECICLA CAPISTRANO.

#MeioAmbiente 09/11/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CAPISTRANO PRIMEIRO LUGAR NO SELO VERDE

SOLENIDADE DE ENTREGA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL SELO MUNICÍPIO VERDE 14ª EDIÇÃO-2022.

#Homenagem 18/10/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS DAS FAMILIAS DOS CATADORES

O GOVERNO MUNICIPAL DE CAPISTRANO ATRAVÉS DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES E RECICLADORES DE CAPISTRANO REALIZARAM NO DIA 13 DE OUTUBRO A FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS DAS FAMÍLIAS DOS CATADORES .

#Desenvolvimento 07/09/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE INAUGURAÇÃO DA CMRS

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO E O CONSÓRCIO ASSOCIAÇÃO PÚBLICA DO MACIÇO DE BATURITÉ PARA SANEAMENTO AMBIENTAL-AMSA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MUNICIPAL INAUGURA A CENTRAL MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CAPISTRANO.

#Homenagem 29/08/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE HOMENAGEM DIA DOS PAIS.

A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REALIZOU NESTA QUINTA- FEIRA, DIA 25 DE AGOSTO UMA HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS PARA OS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE CAPISTRANO.

#MeioAmbiente 25/07/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE NOTA MÁXIMA NO ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL MUNICIPAL.

A NOSSA CIDADE É REFERÊNCIA EM MEIO AMBIENTE E JÁ COLECIONA TÍTULOS!!

Capistrano recebeu nota máxima no índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM, instituído pelo Decreto n° 29.306, de 5 de junho de

2008 e alterado pelo Decreto n° 32.483, de 29 de

dezembro de 2017.

E conquista pela segunda vez consecutiva, o Selo Município Verde.

Na 13ª Edição do Programa Selo Município Verde, Capistrano ficou em segundo lugar no Estado do Ceará com 79 pontos e na 14ª Edição, Capistrano superou todos os Municípios, obtendo 84 pontos no Índice de Sustentabilidade Ambiental e ficando em 1º lugar no Estado do Ceará.

Todas essas conquistas são resultados de uma gestão comprometida com o meio ambiente, administrando de forma responsável e consciente, priorizando as questões ambientais. O Prefeito Junior Saraiva orgulhosamente exalta todo o trabalho realizado pela sua gestão, e agradece o empenho e dedicação de todos que fazem a Secretaria do Meio Ambiente de Capistrano.

#Ações 06/07/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROJETO DE OLHO NO ÓLEO

A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE CAPISTRANO, DISTRIBUIU PELA CIDADE, PONTOS DE COLETA PARA O DESCARTE CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA.

#Empreendedorismo 02/07/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SALA DO EMPREENDEDOR

A Sala do Empreendedor do Município de Capistrano começa a apresentar os resultados de um trabalho sério e responsável para com os microempreendedores e micro empresários de nosso Município.

#Empreendedorismo 09/06/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CIDADE EMPREENDEDORA

A SECRETRAIA DO MEIO AMBIENTE DE CAPISTRANO, EM PARCERIA COM O SEBRAE, REALIZOU O SEMINÁRIO CAPISTRANO CIDADE EMPREENDEDORA.

#Homenagem 05/06/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Neste 5 de junho, celebramos o Dia

Mundial do Meio Ambiente! ??

Nós reforçamos a importância dessa data para a conscientização e preservação da natureza. Um bem

extremamente valioso para a nossa vida.

#Empreendedorismo 24/05/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEI 2022

PALESTRA SOBRE GESTÃO FINANCEIRA E ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSO AO CRÉDITO.

#Ações 12/05/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REGISTRO DA ACREC

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Associação dos Catadores e Recicladores, realizam diversos projetos e trabalhos para a valorização e qualificação dos Catadores e Recicladores de Capistrano.

Muitas conquistas foram obtidas para a categoria, dentre elas a inclusão de 08 catadores (as) no PROGRAMA AUXÍLIO CATADOR DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ E 10 CATADORES (AS) RECEBENDO O AUXÍLIO CATADOR MUNICIPAL IMPLEMENTADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO. Fortalecendo esse processo de organização da categoria no último dia 10 A ASSOCIAÇÃO TEVE SEU REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE PESSOAS JURÍDICAS.

É a Prefeitura de Capistrano, trabalhando pela valorização e reconhecimento igualitário dos nossos Catadores e Recicladores

#MeioAmbiente 21/03/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

A Prefeitura de Capistrano , por meio da Secretaria de Meio Ambiente , realiza de 21 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores 2022, com o tema "Celebrando as espécies Nativas do Ceará".

A programação contará com diversas atividades, como distribuição de mudas nativas, Oficina de produção de vasos, oficinas de produção de artesanato com garrafas Pet entre outros.

A ideia é chamar atenção para a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e do cuidado com a Cidade. Como também, conscientizar e sensibilizar a população local para a preservação das árvores, especialmente as nativas, essenciais para o desenvolvimento da biodiversidade local assim como do clima e seus aspectos.

#COMEMORAÇÃO 21/12/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA COM CATADORES DO MUNICÍPIO.

O Governo Municipal, através da secretaria do Meio Ambiente realizou na manhã dessa segunda-feira (20/12) um momento de confraternização natalina com os catadores da associação de catadores do município.

O momento contou com o sorteio de vários brindes para os catadores e seus familiares, mostrando a valorização que a gestão tem com essas famílias que desempenham uma importante função social e ambiental na nossa cidade.

#MeioAmbiente 10/12/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ENCONTRO MUNICIPAL DOS AJAS (AGENTE JOVEM AMBIENTAL)

O Governo Municipal de Capistrano através da Secretaria de Meio Ambiente promoveu na última sexta-feira, 10 de dezembro, encontro municipal do AJA com os jovens agentes ambientais do município.

#MeioAmbiente 03/12/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CAPISTRANO SUSTENTÁVEL.

O Governo municipal através da Secretaria de Meio Ambiente promoveu na última quinta-feira 02 de dezembro, Seminário de Implantação da Coleta Seletiva e entrega do Troféu Capistrano Sustentável.

Esse seminário é um ponta-pé inicial para implantar o programa de melhoramento da Coleta Seletiva do Município, fazendo com que ela funcione por meio do fortalecimento das associações, cooperativas e o aumento na capacidade de produção de materiais recicláveis do Município.

Ainda durante o evento, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA de Capistrano instituiu o Troféu Capistrano Sustentável. Que na oportunidade foi entregue, essa homenagem se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a cidade, viabilizando a conquista histórica da Certificação "Selo Município Verde".

Os Homenageados foram:

- Prefeito Júnior Saraiva;

- Secretário de Meio Ambiente Iram Pereira;

- Prof. Dr. Gustavo - UNILAB;

- Escola Raimundo Alves Cassemiro;

- Marta Mendonça - Projeto Reflorescendo a Serra do Vicente;

- Fabiana Gizele - Articuladora Regional do SEBRAE - Sala do Empreendedor, JEPP, Projeto da Certificação Orgânica;

- Núcleo de Iniciativas Comunitárias - NIC - Projeto CEACS.

Estiveram presentes o Prefeito Junior Saraiva, o Secretário de Meio Ambiente Iram Pereira, Vereador Narcélio do Marmoré, Vereador Isaías, Vereador Cleto Alves, Dra. Alexandra Superintendente Adjunta da Funasa, a Sra. Renata Martins representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Prof. Dr. Gustavo - UNILAB, a Vereadora Marta Mendonça do Projeto Reflorescendo a Serra do Vicente, representantes do SEBRAE - Sala do Empreendedor, JEPP, Projeto da Certificação Orgânica, representantes dos Núcleo de Iniciativas Comunitárias - NIC - Projeto CEACS, além dos alunos das escolas públicas municipais.

A todos muito obrigado pela participação e dedicação nessa causa que com certeza deixará de ser um sonho e virará uma realidade em nosso querido Capistrano.

#Empreendedorismo 26/11/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CAPISTRANO PARTICIPOU DA EXPOLOG NO CENTRO DE EVENTOS.

Capistrano marca presença na Feira Internacional de Logística no agronegócio.

Muitos produtos nascidos e comercializados no Ceará

estiveram de forma presencial na Expolog, reforçando mais uma vez, o poder e a energia do agronegócio.

#MeioAmbiente 24/11/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS.

No prosseguimento das atividades voltadas em comemoração ao aniversário de emancipação política de Capistrano, na manhã de segunda-feira (22/11) aconteceu ações educativas na praça principal de Capistrano.

A Secretaria do Meio Ambiente estava no local fazendo a distribuição gratuita de mudas para os munícipes que estavam participando do momento festivo.

Essa é uma ação de conscientização que envolve a comunidade e resgata nossa conexão com a natureza, um momento para entender a importância do meio ambiente e assumir o papel de protagonistas na conservação e restauração ambiental.

#Empreendedorismo 21/11/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE INAUGURAÇÃO DA SALA DO EMPREENDEDOR DE CAPISTRANO.

O Governo Municipal, através da secretaria do Meio Ambiente e em parceria com o Sebrae inaugurou na manhã dessa sexta-feira (19/11) a Sala do Empreendedor de Capistrano.

A Sala do Empreendedor fica localizada na sede da Secretaria do Meio Ambiente e é um local de atendimento que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores individuais (MEI).

A inauguração da Sala do Empreendedor foi inaugurada em mais uma das ações de comemoração aos 70 anos de Emancipação Política de Capistrano.

#MeioAmbiente 12/11/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ENTREGA DE TAMBORES PARA COLETA DE LIXO NA COMUNIDADE DE CARQUEJA DOS ALVES.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Meio Ambiente, prossegue na campanha "Cidade Limpa, Povo Educado".

Registro da entrega de dois tambores para coleta de lixo na comunidade de Carqueja dos Alves. Na próxima semana, dia 17 de novembro, a comunidade contará com a oficina de diagnóstico do Projeto Implantação da Coleta Seletiva.

#MeioAmbiente 21/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE XIV SEMINÁRIO REGIONAL DO PROGRAMA SELO MUNICÍPIO VERDE - PMSV.

Manchete: XIV Seminário Regional do Programa Selo Município Verde - PMSV.

Nesta quinta-feira 21, o Governo Municipal de Capistrano através do Secretário de Meio Ambiente, Iram Pereira, marcou presença virtual no XIV Seminário Regional do Programa SELO MUNICÍPIO VERDE - PMSV.

Com o tema: "Capacitação do Formulário Único de Avaliação do PSMV", este ano os Municípios das Regiões de Planejamento, como a grande Fortaleza e Maciço de Baturité marcaram presença no encontro.

#MeioAmbiente 21/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE OFICINA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO ECO JUÁ.

Nesta quinta feira 20, o Governo Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente, realizou a Oficina de apresentação do Projeto Eco Juá que é uma realização em parceria com o Consórcio AMSA e a Empresa Eco Juá.

Na ocasião estavam representantes da Associação dos Catadores e membros da equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente e da Comissão A3P Agenda Ambiental na Administração Pública. Representando o Consórcio AMSA estavam a Sra. Yasmim de Cristo e o Sr. Talvanio Medeiros.

#MeioAmbiente 21/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE LANÇAMENTO DO PROJETO ECO JUÁ.

O Governo Municipal de Capistrano através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta quinta-feira 20, o lançamento do Projeto Eco Juá, que tem por objetivo envolver as comunidades para a construção de uma cultura de preservação ambiental recolhendo óleo usado e destinando para a reciclagem.

#MeioAmbiente 20/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ENCONTRO PARA TRATAR DA CONSTRUÇÃO DA CENTRAL MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - CMR.

Nesta quarta-feira a Secretaria do Meio Ambiente recebeu a equipe do Consórcio AMSA para tratar da construção da Central Municipal de Resíduos Sólidos - CMR.

A empresa vencedora da licitação estava presente conhecendo a área onde será construída a CMR. O terreno está localizado na cidade nova e a CMR será instalada em uma área de 3 mil metros quadrados. Estava presente o Superintendente do Consórcio AMSA Jairo Castelo Branco.

#MeioAmbiente 15/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE OUVIDORIA DO MEIO AMBIENTE

Nós queremos ouvir você!

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Meio Ambiente

implantou a Ouvidoria do Meio Ambiente e Proteção Animal. A Ouvidoria receberá

reclamações e solicitações dos munícipes relacionados ao meio ambiente e aos

maus tratos dos animais dentre outras atribuições. A população poderá acessar

os serviços através do telefone (85) 9.9406-0210 via ligação telefônica ou

whatsapp.

O Prefeito Municipal Junior Saraiva considera essa ação de extrema

importância para um maior alcance dos cidadãos em relação aos problemas

ambientais em nossa cidade e a busca de suas soluções.

Conheça mais sobre o PROGRAMA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO ANIMAL, procure a Secretaria do Meio Ambiente.

#MeioAmbiente 15/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CIDADE LIMPA

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estará iniciando a coleta sistemática na comunidade da vila dos Fernandes.

Nesta quinta feira o Secretário do Meio Ambiente Iram Pereira esteve juntamente com o Presidente da Associação, Sr. Arnaldo, colocando os tambores para a coleta sistemática do lixo.

#MeioAmbiente 13/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REUNIÃO RELATIVA AO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM CAPISTRANO.

Nesta quarta feira, a Secretaria do Meio Ambiente realizou uma Reunião Técnica com a representante técnica da FUNASA Elvira Queiroz, relativo ao Projeto de Implantação da Coleta Seletiva em Capistrano.

A Reunião contou com a participação do Secretário do Meio Ambiente Iram Pereira, da equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente formada pela Andreia, Jonas e Ana Paula, o representante da Secretaria da Saúde Sr. João Batista, a Secretária da Administração e Finanças Sra. Edcarla Queiroz e o Sr. Augusto Maués da empresa ACS que realizará as capacitações e produção dos materiais gráficos.

#MeioAmbiente 09/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E PARTICULARES.

Nesta sexta feira 8, o Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente encerrou a Semana de Proteção Animal realizando oficinas de educação ambiental nas escolas municipais e particulares com o tema: "Proteção Animal."

#MeioAmbiente 09/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO ANIMAL DE CAPISTRANO.

Nesta sexta feira 8, o Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Secretário Iram Pereira, promoveu reunião com representantes da Associação de Proteção Animal de Capistrano.

Participaram do encontro os representantes: Keila, Diego e Evandro e na ocasião foi firmado um Termo de Parceria no qual o Secretário compromete-se em providenciar o registro e constituição jurídica da Associação.

#MeioAmbiente 07/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PLANFETAGEM NO COMÉRCIO ACERCA DA PROTEÇÃO ANIMAL

Anualmente, no dia 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejados em todo o mundo. A data foi originalmente escolhida por ser o dia de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.

Em alusão a essa data, diversas ações alusivas foram desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente de Capistrano, com o objetivo de articular e propor políticas públicas para a proteção animal no município.

Iniciamos ainda uma campanha de conscientização, realizando panfletagem no comércio acerca da proteção animal.

#MeioAmbiente 07/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE OUVIDORIA DO MEIO AMBIENTE E DE PROTEÇÃO ANIMAL

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Meio Ambiente implantou a Ouvidoria do Meio Ambiente de Proteção Animal.

A Ouvidoria receberá reclamações e solicitações dos munícipes relacionados ao meio ambiente e aos maus tratos dos animais dentre outras atribuições.

A Assessora Ana Paula será a Ouvidora e a população poderá acessar os serviços através do telefone (85) 99406-0210 via ligação telefônica ou whatsapp.

O Prefeito Municipal Junior Saraiva considera essa ação de extrema importância para um maior alcance dos cidadãos em relação aos problemas ambientais em nossa cidade e a busca de suas soluções.

#MeioAmbiente 05/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 2º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO ANIMAL

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, realizou o 2º Seminário Municipal de Proteção Animal.

Na ocasião foi apresentada a proposta de política municipal de proteção animal que o governo municipal estará enviando para a câmara municipal.

#MeioAmbiente 31/08/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MANEJO DE RESIDUOS SÓLIDOS

Na manhã dessa terça-feira tivemos a Conferência Municipal de Manejo de Resíduos Sólidos, que foi realizada pela Prefeitura de Capistrano em parceria com o consórcio AMSA.

O evento contou com a participação do Prefeito Junior Saraiva, o Superintendente do Consórcio e o Presidente da Associação dos Catadores.

Foram abordados vários assuntos voltados para a gestão ambiental do município, onde a população conseguiu discutir e dialogar abertamente sobre as principais demandas ambientais da nossa cidade.

#MeioAmbiente 24/08/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Para o Eixo II — Redução de Impactos Ambientais, contaremos com a presença de ELVIS BARRETO, Cientista Social, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos pela UNILAB, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFC. Integrante do grupo de estudos em Pedologia e Geoquímica (GEPGEOQ) - ESALQ/USP. Revisor da Revista Brasileira de Meio Ambiente.

A conferência terá live de abertura pelo Instagram @consorcioamsa e realizará a discussão dos eixos temáticos através da plataforma Google Meet, no link: https://meet.google.com/jmg-aeqb-fkk

#Empreendedorismo 21/08/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Sala do Empreendedor no município de Capistrano.

A Prefeitura Municipal de Capistrano e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) têm a honra de informar a requalificação da Sala do Empreendedor no município de Capistrano.

O programa Sala do Empreendedor visa garantir o desenvolvimento territorial pela melhoria do ambiente de negócios em Capistrano. É um espaço que está em processo de ampliação e requalificação no município para apoio às atividades de abertura, regularização e funcionamento das empresas do município. Além disso, serão ofertadas capacitações gratuitas para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio. Mais uma importante iniciativa da Prefeitura Municipal de Capistrano com intuito de gerar emprego e renda através do empreendedorismo.

#MeioAmbiente 07/08/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO HORTAS AGROECOLÓGICAS.

A Secretaria do Meio Ambiente segue implementando o Projeto Hortas Agroecológicas.

O Secretário Iram Pereira visitou nesta semana a propriedade do agricultor agroecológico Walter Francelino conhecido como Pelé na comunidade de Iú.

Hortas agroecológicas são alternativa sustentáveis para pequenos agricultores. Sem componentes químicos e ambientalmente sustentáveis, as hortas agroecológicas melhoram a alimentação, tornando-a mais saudável, e contribui na geração de renda.

#MeioAmbiente 07/08/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REUNIÃO VIRTUAL COM A FUNASA ACERCA DOS PROJETOS A SEREM IMPLATADOS NO MUNICÍPIO.

Nesta quinta-feira (05/08) a Secretaria do Meio Ambiente participou de reunião virtual com a Funasa acerca dos projetos a serem implementados no Município de Capistrano.

Ainda neste ano será iniciado o Projeto da Coleta Seletiva e até dezembro será assinado o convênio para a realização do Projeto Água: cuidar, armazenar e economizar para não faltar.

#MeioAmbiente 07/08/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE VISITA AS PROPRIEDADES PARTICIPANTES DO PROJETO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA.

A Secretaria do Meio Ambiente iniciou o cadastro dos agricultores participantes do Projeto da Certificação Orgânica e Agroecológica, e está visitando as propriedades e preenchendo o cadastro.

Essa semana foi visitada a propriedade do agricultor Magno Sales na comunidade de Belo Monte. O mesmo recebeu há um ano mudas de cajueiro anão precoce e no âmbito do projeto da revitalização da caju cultura que já estão com a primeira floração.

#MeioAmbiente 06/08/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DA SALA DO EMPREENDEDOR.

Na manhã desta quinta-feira, dia 08 de agosto a Secretaria do Meio Ambiente recebeu a visita do Consultor do Sebrae, Dr. Luis Feitosa para uma articulação em torno da Sala do Empreendedor no Município de Capistrano.

Na ocasião foi apresentada a nova Agente de Desenvolvimento, a Sra. Andreia Cavalcante, e efetuado o planejamento das ações da Sala do Empreendedor para o semestre.Na manhã desta quinta-feira, dia 08 de agosto a Secretaria do Meio Ambiente recebeu a visita do Consultor do Sebrae, Dr. Luis Feitosa para uma articulação em torno da Sala do Empreendedor no Município de Capistrano.

Na ocasião foi apresentada a nova Agente de Desenvolvimento, a Sra. Andreia Cavalcante, e efetuado o planejamento das ações da Sala do Empreendedor para o semestre.

#MeioAmbiente 29/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROGRAMA JOVEM AMBIENTAL

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente vem atendendo a população com a emissão das cartas de anuências para os projetos produtivos do Município de Capistrano.

A carta de anuência é um documento no qual o membro participante do projeto, declara que tem autoconhecimento e que concorda participar dos projetos produtivos desenvolvidos no município.

#MeioAmbiente 23/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROGRAMA JOVEM AMBIENTAL

Na última terça-feira dia 20, a Secretaria do Meio Ambiente de Capistrano recebeu a visita do Coordenador Regional do Programa Jovens Agentes Ambientais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Na oportunidade, o Coordenador visitou as instalações do Centro de Educação Ambiental e Convivência com o Semi Árido - CEACS e conheceu os projetos ambientais que são realizados no município de Capistrano.

#MeioAmbiente 23/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Capistrano alcança nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM.

Capistrano alcança nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulgou nesta terça-feira (20/07) o resultado preliminar do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM / Edição 2021 e o nosso município obteve mais uma vez a pontuação máxima, garantindo mais recursos para o setor do Meio Ambiente.

#MeioAmbiente 14/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 14 de Julho - Dia do Engenheiro de Aquicultura

Hoje é dia do Engenheiro de Aquicultura!

No dia 14 de julho é comemorado o Dia do Engenheiro de Aquicultura, que é responsável pela produção de alimentos de origem aquática, sejam eles animais ou vegetais.

Os Aquicultores atuam na produção e na industrialização de peixes, algas e moluscos, aplicando e criando métodos tecnológicos para localizar, capturar e conservar tudo o que é produzido no meio aquático, sempre propondo soluções para preservar a ecologia do ambiente.

#MeioAmbiente 12/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 12 DE JULHO DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL

O Dia do Engenheiro Florestal é celebrado em 12 de julho.

A escolha desta data é uma homenagem a São João Gualberto, que morreu em 12 de julho de 1073. Esse santo foi um monge italiano que dedicou toda a sua vida ao cultivo de bosques florestais durante o século X e, por isso, e foi consagrado pelo Papa Pio XII como o "Protetor dos Florestais".

A Secretaria de Meio Ambiente de Capistrano parabeniza os profissionais com essa formação, atentos às questões ambientais.

Os engenheiros florestais se dedicam ao planejamento e análise dos ecossistemas florestais, promovendo as suas preservações de modo sustentável. O primeiro curso regular nessa área foi criado na cidade de Viçosa (MG), em 1960. Hoje, o curso superior de engenharia florestal está voltado para o uso sustentável dos recursos naturais, além da sua produção e comercialização, sempre atento ao respeito e cuidado pelo meio ambiente.

#MeioAmbiente 09/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DEMOSTRATIVA DA PRODUÇÃO ORGANICA E AGROECOLÓGICA.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, instala uma unidade demonstrativa de produção orgânica e agroecológica.

A unidade está implantada no Centro de Educação e Convivência com o Semiárido - CEACS e será utilizada para a prática de manejo orgânico e agroecológico para a capacitação dos agricultores do Projeto de Certificação Orgânica.

#MeioAmbiente 09/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES E RECICLADORES DO MUNICIPIO DE CAPISTRANO.
#MeioAmbiente 31/05/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CEARÁ CREDI O PROGRAMA DE MICROCRÉDITO QUE VAI AJUDAR VOCÊ A PRODUZIR

O programa é voltado para empreendedores que exercem ou buscam exercer atividade produtiva de geração de renda, envolvendo produção, comércio e todos os tipos de serviços, com ênfase nos jovens, mulheres e pessoas de baixa renda, seja no meio urbano ou rural.

Acesse agora mesmo o site cearacredi.ce.gov.br e saiba mais.

#MeioAmbiente 28/05/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E PAISAGISMO NOS ESPAÇOS PÚBLICOS.

O governo municipal de Capistrano através da Secretaria do Meio Ambiente, segue realizando diversas ações, iniciou a revitalização do espaço interno da Creche Terezinha Lima Freitas no conjunto planalto. Será implantado um canteiro medicinal e intervenções de paisagismo.

#MeioAmbiente 22/05/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 22 DE MAIO DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Hoje 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O intuito do dia é conscientizar a população à respeito da biodiversidade e de sua preservação.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do mundo, considerando o imenso território e a diversidade climática.

Preservar faz bem ao Planeta!

#MeioAmbiente 17/05/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 17 DE MAIO, DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Com o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.

#Transparência 09/05/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SEMANA MEI 2020

É HOJE!!!

Está começando mais uma Semana do MEI com uma vasta programação 100% Online e gratuita, com vários temas importantes para empreendedores de todo o Brasil.

O Sebrae e a Prefeitura Municipal de Capistrano, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, realizam a Semana do MEI 2021 que acontece do dia 10 a 14 de maio e vai promover capacitações, consultorias e atendimentos para microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas de forma 100% gratuita e online.

Escolha o tema e faça a sua inscrição.

?? INCRIÇÕES: https://linktr.ee/semanadoMEI

#MeioAmbiente 08/05/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE QUINZENA DA BIODIVERSIDADE

A prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente iniciou no último dia 05 de maio as ações da Quinzena da Biodiversidade.

A primeira ação foi o plantio de Ipês no jardim do Hospital.

Essa e outras ações que estão sendo desenvolvidas procura intensificar a importância e necessidade de preservação da biodiversidade local.

#MeioAmbiente 29/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROJETO ARBORIZAÇÃO COM ÉSPECIES NATIVAS.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente vem desenvolvendo o projeto de arborização com espécies de plantas nativas.

A arborização urbana é fator primordial no planejamento das cidades, pois direta ou indiretamente refletirá a qualidade de vida de seus habitantes, tanto em termos sociais, econômicos, ecológicos e culturais.

#MeioAmbiente 22/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CAPISTRANO CONQUISTA SELO VERDE.

CAPISTRANO CONQUISTA SELO MUNICÍPIO VERDE!

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, confere ao Município de Capistrano, a certificação da 13ª edição, ano 2020, do Selo Município Verde, na categoria B, por desenvolver programas, projetos e ações de conservação e uso sustentável de seus recursos naturais.

A Solenidade de entrega dos certificados aconteceu de forma remota na manhã desta quinta feira, onde 22 municípios cearenses se destacaram. Capistrano recebeu a certificação de Município Verde, Categoria B, ficando atrás somente de Fortaleza.

#MeioAmbiente 22/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 22 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA

O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta.

A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

No Dia da Terra a sensibilização para os problemas que o planeta enfrenta é essencial.

Experimente essas dicas de atividades para pôr em prática durante o Dia da Terra:

- Incentive a reciclagem;

- Reutilize materiais como plásticos e papelões;

- Plante uma árvore típica da sua região;

- Use menos energia, desligue as luzes quando possível.

#MeioAmbiente 22/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROJETO REVITALIAÇÃO DA CAJUCULTURA.

Dando prosseguimento ao Projeto de Revitalização da Cajucultura a Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, segue fazendo a distribuição das mudas de cajueiro anão precoce.

A cajucultura oferece diversos produtos que podem ser explorados comercialmente, no entanto, o principal produto da cajucultura nordestina continua sendo a amêndoa de castanha de caju.

#MeioAmbiente 22/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente inicia a instalação do Projeto Quintais Produtivos.

Além de procurar gerar emprego e renda através da produção agrícola sustentável e agroecológica, os quintais produtivos caracterizaram-se como um importante espaço para a

disseminação de valores e conhecimentos, e que podem suprir e suplementarem as necessidades de subsistência diária na maioria dos domicílios.

#MeioAmbiente 20/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE LIXO EM LOCAIS ABERTOS.

A prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente realiza ações de fiscalização e monitoramento de lixo em locais abertos.

Uma das ações foi a instalação de uma placa educativa na praça em frente a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, contribuindo assim para a não proliferação de lixo a céu aberto.

Paralelo a essa ação, a Secretaria do Meio Ambiente colocou dois tambores de lixo no entorno para uso da população.

#MeioAmbiente 20/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROJETO PAISAGISMO E REVITALIZAÇÃO

A prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente produz mudas de Palmeiras para o paisagismo e revitalização de áreas públicas.

A produção das mudas se dá no Centro de Educação Ambiental e Convivência com o Seminário - CEACS.

As Palmeiras são culturalmente utilizadas para o paisagismo por sua beleza singular e longevidade.

#Saúde 20/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE INSTALAÇÃO DE FAIXAS EDUCATIVAS CONTRA A DENGUE.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria de Saúde instala faixas educativas contra a dengue.

A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde promove novas ações para conscientizar a população a respeito da dengue, foram instaladas faixas educativas em pontos estratégicos da cidade para a mobilização no combate contra esse vetor.

É fundamental informar toda a população sobre a necessidade de não deixar água parada para evitar a proliferação do mosquito.

#MeioAmbiente 09/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 2 MIL MUDAS DE CAJUIEROS ENXERTADOS.

Dando prosseguimento ao Projeto de Revitalização da Cajucultura a Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, realizou a entrega de 2 Mil mudas de cajueiro enxertado.

Nessa etapa do projeto foram beneficiados um total de 20 agricultores, perfazendo uma área de 10 hectares que serão plantados com cajueiros.

Os beneficiados residem nas localidades de Riacho do Padre, Cajazeiras, Boqueirão, Carqueja, Lagoinha, Agrovila, Juamirim e Belo Monte.

#MeioAmbiente 05/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ABRIL LARANJA

O mês de abril foi escolhido como o mês da campanha mundial contra os maus-tratos a animais! A Prefeitura Municipal de Capistrano quer conscientizar as pessoas sobre a importância da campanha e reforçar que os cuidados com os animais devem ser diários.

No Brasil, maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, é crime passível de detenção e multa, de acordo com a Lei federal nº 9605/98.

Maltratar animais é crime e deve ser denunciado. Faça parte dessa campanha e compartilhe!

Para denúncias acesse https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/

#MeioAmbiente 29/03/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA DO PROGRAMA SELO MUNICÍPIO VERDE

O governo municipal deseja um Domingo de Ramos com bênçãos a todos os capistranenses.

A celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Segundo às escrituras sagradas, esta data se comemora o momento da entrada de Jesus Cristo na cidade santa de Jerusalem.

#MeioAmbiente 23/03/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MANUTENÇÃO DOS JARDINS PÚBLICOS

A Secretaria do Meio Ambiente vem executando a manutenção dos jardins dos espaços públicos do município, a fim de tornar o ambiente mais agradável e harmonioso, essencialmente com áreas verdes.

Os serviços de jardinagem já estão sendo feitos no CRAS Sede, Estação Trabalho e Praça do Hospital de Capistrano.

#MeioAmbiente 23/03/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SALA DO EMPREENDEDOR

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o SEBRAE divulgam a SALA DO EMPREENDEDOR.

A sala do empreendedor funciona na Secretaria do Meio Ambiente e presta os seguintes serviços: abertura e regularização de empresas para o pequeno empreendedor, orientação para a obtenção de empréstimos e financiamentos, emissão de nora fiscal, realização de cursos e palestras presenciais e virtuais.

Os serviços são gratuitos, trazendo muitos benefícios para a economia local e representando uma excelente oportunidade para estímulo a criação de novos negócios e geração de alternativas para crescimento da economia local.

Atendimentos de segunda a sexta feira das 8h as 12h.

Agendamento através do telefone (85) 991891377.

#MeioAmbiente 22/03/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE INSTALA FAIXAS EDUCATIVAS

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente instala faixas educativas na Academia da Saúde e na Secretaria do Meio Ambiente.

A ação faz parte de um esforço conjunto no combate a pandemia do COVID-19. Use máscara. Mantenha a distância social. Você também pode salvar vidas!

#MeioAmbiente 22/03/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência.

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

#MeioAmbiente 18/03/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MAIS DE 4 MIL MUDAS DE CAJÚ RECEBIDAS ATRAVÉS DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR
#MeioAmbiente 17/03/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PRODUÇÃO DE MUDAS PARA PAISAGISMO LOCAL

A prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente produz mudas para o paisagismo local.

A produção das mudas se dá no Centro de Educação Ambiental e Convivência com o Seminário - CEACS que fica localizado na comunidade de Santo Antônio, no município de Capistrano.

Em primeiro momento a produção é de uso exclusivo da Secretaria do Meio Ambiente, que realiza o paisagismo dos prédios públicos. Após esse período as mudas serão produzidas para a sociedade em geral.

#MeioAmbiente 16/02/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio ambiente, abre inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) que vai oferecer oportunidade de capacitação na área ambiental para 28 jovens capistranenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

O programa também contará com auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais.

Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico www.sema.ce.gov.br até o dia 26 de fevereiro.

#MeioAmbiente 09/02/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Revitalização dos espaços públicos.

A Prefeitura de Capistrano através da Secretaria do Meio Ambiente segue realizando ações de revitalização dos espaços públicos. Em janeiro foi a vez da Praça do Hospital Municipal. Os bancos receberam uma nova pintura, houve a limpeza dos canteiros com o plantio de plantas ornamentais e plantas nativas. Além de ser utilizado material reciclado como matéria prima do paisagístico.

Que tal revitalizar seu jardim ou o espaço das plantinhas, utilizando materiais recicláveis para deixar esse local mais atrativo? O que acha da ideia?

Não esquece de compartilhar com a gente. É só postar uma foto do seu espaço verde com o reaproveitamento de material reciclado e marcar a @prefeituradecapistrano

Repostaremos as ideias mais criativas.

#MeioAmbiente 05/02/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Reunião do grupo de trabalho visando a elaboração de projetos produtivos a serem implementados no ano de 2021.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Meio Ambiente realizou no Centro de Educação Ambiental e Convivência com o Semiárido - CEACS reunião do grupo de trabalho visando a elaboração de projetos produtivos a serem implementados no ano de 2021.

A reunião contou com a participação dos parceiros: Secretaria da Agricultura, SEBRAE, Associação da Carqueja, representantes do grupo de apicultores e Cooperativa.

#MeioAmbiente 05/02/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Reunião do COMDEMA

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Meio Ambiente, nesta quinta-feira 4 de fevereiro, promoveu a primeira reunião do COMDEMA na qual foi realizada a prestação de contas do Fundo Municipal do Meio Ambiente relativo ao exercício de 2020.

#MeioAmbiente 03/04/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CONSULTA PÚBLICA Dê sua opinião!
Ela é muito importante para essa grande ação de melhoria no Saneamento Básico do nosso Capistrano.
Acesse o link e participe!
www.capistrano.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 11:36:22