CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 17/08/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

O Comitê da Primeira Infância do Município de Capistrano teve participação ativa no Seminário de Avaliação, em honra ao tema alusivo ao Mês da Primeira Infância. Este seminário, que ocorreu no Centro de Eventos em Fortaleza, contou com a ilustre presença do Secretário da STDS, Weyber Queiroz, da Supervisora do Programa Criança Feliz - PI SUAS, Mariane Gomes, da Agente Mais Infância, Vitória Maria Santos, e da integrante do Comitê, Fátima Santos. A participação nesse seminário reflete o empenho e a dedicação do Comitê da Primeira Infância em promover a atenção e o cuidado adequados às nossas crianças desde seus primeiros anos de vida

#AssistênciaSocial 22/07/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Capistrano, no dia 18 de julho de 2023, teve como tema:"Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".

Contamos com a honrosa presença do Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão como conferencista e da Sra. Marcelha de Melo referência da Política de Assistência no Estado, governo, representantes de instituições, sociedade civil, usuários e profissionais do SUAS também fizeram marcaram presença.

As Conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da Política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de escolher os delegados municipais para participar da Conferência Estadual.

#AssistênciaSocial 26/06/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CAFÉ COM MEMÓRIAS

O Projeto Café com Memórias visa através do serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos PAEFI ofertar atendimento psicossocial, orientação jurídica e articulação da rede de proteção, garantindo políticas públicas de proteção social e cuidado a pessoa idosa em situação de risco por violação de direitos.

Um momento de nostalgia, alegria e descontração, preparado com todo carinho e cuidado que os nossos idosos merecem.

#AssistênciaSocial 30/12/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PRÊMIO REFERÊNCIA SOCIAL

O Município de Capistrano foi agraciado nesta quinta-feira, 29, de dezembro de 2022, por estar entre os 30 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com melhor desempenho no Estado do Ceará. A solenidade para a entrega do Prêmio Referência Social aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas com a pandemia, com severos cortes de recursos na área social, foi possível conseguir efetivar direitos e com isso obter esse reconhecimento.

Destacamos o esforço mantido através da administração municipal, do Prefeito Júnior Saraiva e do Secretário Weyber Queiroz, que não mediram esforços para manter a Assistência Social, por meio de políticas de apoio, para que houvesse a continuidade dos serviços socioassistenciais em nosso município.

Parabéns a todos que fazem o CRAS e a STDS, são prêmios como esse que mostram o quão essa equipe é comprometida, são palavras do Prefeito Júnior Saraiva.

#AssistênciaSocial 12/11/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PRIMEIRO PASSO-CAPISTRANO

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Governo do Estado, torna público o período de inscrições para o projeto Primeiro Passo 2022, as inscrições irão até próximo dia 16 de novembro no CRAS SEDE.

Serão selecionados 25 jovens que irão receber uma bolsa de R$ 345,00, além de qualificação técnica profissional.

Para a realização da inscrição é necessário o candidato comparecer com os seguintes documentos:

- RG, CPF e Carteira de Trabalho

- comprovante de endereço

- cópia do cartão do Auxílio Brasil (Antigo Bolsa Família)

- Número do NIS

- Declaração Escolar

- Cópia do documento do responsável pelo bolsista menos de idade (RG e CPF)

- 01 foto 3X4

- Comprovante de Abertura de Conta no nome do Bolsista.

#AssistênciaSocial 01/11/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANEJAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CRAS SEDE,PROMOVEU O PLANEJAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM AS TEMÁTICAS DO MÊS DE NOVEMBRO.

#AssistênciaSocial 25/08/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PRIMEIRA INFÂNCIA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO ATRAVÉS DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO, REALIZARAM ONTEM 24/08 O ENCERRAMENTO DO MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA, AGOSTO DOURADO E SEMANA DO BEBÊ.

#AssistênciaSocial 13/07/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 DE JULHO -32 ANOS DA PROMUGAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 32 anos nesta quarta-feira (13). Este importante instrumento de proteção e preservação de direitos é essencial em um país como o Brasil, tão marcado pela desigualdade social.

No atual contexto político, onde a educação e os direitos mais essenciais são colocados à deriva, torna-se imprescindível reafirmar as políticas previstas no ECA para preservar a saúde física e mental das crianças e jovens e de seus direitos fundamentais.

O ECA tem como objetivo proteger os direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento.

O Estatuto prevê que "a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho".

Não restam dúvidas de que o ECA trouxe avanços significativos no que tange a compreensão de crianças e jovens como sujeitos de direito.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atende e acompanha crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

Apesar dos reconhecidos avanços, ainda há muito a progredir.

Em caso de suspeita de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, DENUNCIE, DISQUE 100.

#AssistênciaSocial 30/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A GESTÃO DA STDS E OS MEMBROS (CMDCA) REUNIRAM-SE NO AUDITÓRIO DO CRAS-SEDE PARA DISCUTIR AÇÕES RELACIONADAS A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.

#AssistênciaSocial 27/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no último 12 de junho. O evento reuniu secretários municipais, técnicos e coordenadores dos CREAS, em novo alerta sobre a violência do trabalho infantil para sensibilizar e orientar a população a denunciar quaisquer tipos de violações de direitos, por meio do Disque 100, do telefone 180 ou nos Conselhos Tutelares.

#AssistênciaSocial 20/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS

A Prefeitura Municipal de Capistrano por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceria com o Conselho Municipal da Educação participaram do IV Encontro com os Pais e Responsáveis pelos Estudantes das Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino de Capistrano.

O encontro teve como objetivo principal fortalecer o vínculo institucional entre família e escola na busca de uma educação de qualidade, trabalhando a importância da relação entre família, escola e formação humana integral. Além disso, também foi realizada uma roda de conversa em alusão a Campanha de Combate ao Trabalho infantil com foco na atuação da assistência social dentro dessa perspectiva.

#AssistênciaSocial 14/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL MONITORAMENTO DO SUAS

O MUNICÍPIO DE CAPISTRANO, RECEBEU NESTA SEGUNDA-FEIRA, A VISITA DA TÉCNICA DA SPS DO CEARÁ GRAÇA GUEDES, PARA O MONITORAMENTO DO ESTADO JUNTO AOS EQUIPAMENTOS DO CRAS.

#AssistênciaSocial 25/05/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROGRAMA PADIN

ENCONTRO DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE VISITAS DOMICILIARES COM ADIS E SUPERVISORA.

#AssistênciaSocial 20/05/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL AUXÍLIO NATALIDADE

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO POR MEIO DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REALIZOU A ENTREGA DO BENEFÍCIO EVENTUAL, AUXÍLIO NATALIDADE, PARA GESTANTES ACOMPANHADAS PELO PAIF DO CRAS SEDE E CRAS CARQUEIJA.

#AssistênciaSocial 05/05/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS

O Encontro Regional Nordeste do CONGEMAS é um espaço privilegiado de conhecimento e debate da diversidade regional brasileira com o olhar atento dos gestores sobre a proteção socioassistencial e para os problemas vivenciados nos municípios. Ele possibilita a construção da unidade dos gestores municipais em defesa do SUAS e aprimora a participação desses atores nas instâncias de pactuação e deliberação.

TEMA: "O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais"

É tempo de proteger o Sistema Único de Assistência Social!

#AssistênciaSocial 12/04/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ENCONTRO FORMATIVO

A SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ REALIZOU ENCONTRO FORMATIVO PARA O PROGRAMA DE PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES AMEAÇADAS DE MORTE(PPCAAM)

#AssistênciaSocial 12/04/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMANA SANTA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO POR MEIO DA SCRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA A DISTRIBUIÇÃO DO PEIXE E PÃO DE CÔCO DA SEMANA SANTA.

#AssistênciaSocial 22/03/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A Prefeitura Municipal de Capistrano recebeu hoje o material para a implantação da brinquedocreche .

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Governo do Estado do Ceará, recebeu o material para implantação da brinquedocreche. Trata-se de um espaço lúdico na creche Terezinha Lima de Freitas, que contemplará cerca de 100 crianças, visando estimular o desenvolvimento infantil e assegurar local adequado para o aprendizado por meio da importância do brincar.

A brinquedocreche integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas

capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar.

#AssistênciaSocial 10/12/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, segue realizando o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) oferecido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da localidade da Carqueja.

Este serviço tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso à direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Como parte de suas ações, durante essa semana foram realizadas concessões de benefício eventual, auxílio natalidade as gestantes em acompanhamento PAIF.

#AssistênciaSocial 07/12/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 7 DE DEZEMBRO - DIA NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

07 de Dezembro é celebrado o Dia Nacional da Assistência Social.

A LOAS representa um marco histórico na construção da seguridade social, pois a partir de diretrizes como a universalidade pode-se então priorizar famílias e pessoas em situações de vulnerabilidade social.

É importante reforçar a importância de uma Seguridade Social universal e de trabalho na efetivação e garantia dos direitos.

#AssistênciaSocial 18/11/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR - 18 DE NOVEMBRO.

Nesta quinta-feira, dia 18, se comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. Para reforçar a data, Capistrano conta com a atuação de 6 conselheiros. Eles foram escolhidos através do Processo de Escolha Unificado dos Conselheiros Tutelares.

Tendo como premissa a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar deve agir quando esses direitos forem ameaçados ou violados pela sociedade, estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta. Realiza também ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

#AssistênciaSocial 28/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL GOVERNO MUNICIPAL MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO PARA FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, marcou presença nesta terça-feira, dia 26 de outubro, do encontro para o Fortalecimento das Políticas de Assistência Social promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

#AssistênciaSocial 27/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social está realizando cursos profissionalizantes para promover a geração de emprego e renda aos usuários atendidos e acompanhados pelo CRAS sede e CRAS carqueija do município.

A gestão municipal acredita que a realidade social é modificada quando é oferecida oportunidade. A STDS entende que a oferta desse cursos é um fator que impulsiona a autonomia das famílias e movimenta o mercado de trabalho local, proporcionando assim mudanças que beneficiam toda a cidade.

#AssistênciaSocial 19/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, CULTURA, TURISMO E ESPORTE GOVERNO MUNICIPAL SEGUE REALIZANDO CONCESSÃO DE BENEFÍCIO EVENTUAL - BE (AUXÍLIO MATERNIDADE)

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, segue realizando a concessão de Benefício Eventual - BE, auxílio natalidade, oferecido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

#AssistênciaSocial 07/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL TREINAMENTO

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou a I Reunião Ampliada do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de fortalecimento da rede intersetorial de proteção da infância e adolescência.

O evento reuniu o Conselho Tutelar e os profissionais do Sistema Único de Assistência Social do município para o alinhamento e a consolidação dos serviços.

#AssistênciaSocial 06/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Visitas Institucionais

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), com o auxílio da equipe de abordagem social realiza visitas às instituições do município com o objetivo de executar busca ativa para auxiliar na identificação e mapeamento de vulnerabilidades; acompanhamento e intervenções no território com a população em situação de vulnerabilidades visando o enfrentamento e superação das violências vivenciadas no território.

#AssistênciaSocial 01/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CUIDADO COM O IDOSO

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) em comemoração alusiva ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade exibe ação alusiva em homenagem e como forma de conscientização da importância dos cuidados e proteção para com nossos idosos.

A STDS através do equipamento Cras Carqueja retorna os serviços com o grupo da bela idade. Cuidar de vocês é nosso principal objetivo.

#AssistênciaSocial 22/09/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS realiza oficina

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS realiza oficina de cabeleireiro para os usuários da política de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 15/09/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS participa do monitoramento oriundo da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Human

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS hoje participa do mesmo monitoramento oriundo da SPS - Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

O "monitoramento" atrelado ao campo das políticas de assistência social está relacionado com subsidiar a gestão dos programas com informações simples e em quantidade adequada para a tomada de decisão.

A secretaria monitora os dados para aprimorar a gestão e a atuação dos profissionais.

#AssistênciaSocial 11/09/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ENTREGA DO AUXÍLIO CESTA BÁSICA PARA OS PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS DO NOSSO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS realizou a entrega do Auxílio Cesta Básica em parceria com o Governo do Ceará aos profissionais autônomos do nosso município.

Os contemplados recebem o benefício de R$ 200,00, concedido em duas parcelas de R$ 100,00 por meio de um cartão-alimentação. Destina-se a trabalhadores de transportes escolar e alternativo, ambulantes, feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos e despachantes documentalistas.

#AssistênciaSocial 27/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Webinário - Mulheres em situação de violência: escuta, acolhimento, cuidado e intervenção no município de Capistrano-CE.

Webinário - Mulheres em situação de violência: escuta, acolhimento, cuidado e intervenção no município de Capistrano-CE.

Confere nesse post, todas as nossas convidas especiais.

Em alusão a campanha agosto lilás, que tem como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

#AssistênciaSocial 27/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CMAS E STDS REALIZAM XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta terça-feira a XI Conferencia da política supracitada, sendo um espaço de caráter deliberativo que permitiu o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes.

O encontro, realizado no auditório da SME, teve como objetivo consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. O momento contou ainda com a palestra de Izaura Gomes, sobre Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

#AssistênciaSocial 23/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social de Capistrano, tem o prazer de convidá-lo para participar da XI Conferência Municipal de Assistência Social do município supracitado.

Tema: "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

#AssistênciaSocial 23/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL AGOSTO LILÁS

Webinário - Mulheres em situação de violência: escuta, acolhimento, cuidado e intervenção no município de Capistrano-CE

Em alusão a campanha agosto lilás, que tem como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

#AssistênciaSocial 15/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através da Prefeitura Municipal de Capistrano, anuncia a programação do mês alusivo a Primeira Infância.

#AssistênciaSocial 02/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS E CRAS EQUIPAM RECEPÇÃO LÚDICA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social implantou um espaço de acolhida as crianças que chegam ao equipamento.

A essência da infância está nos momentos que a criança tem para a exploração. O faz de conta, a brincadeira e o jogo. Por isso, esse momento é fundamental para o desenvolvimento, um direito já previsto em lei e tão importante quanto dormir e se alimentar.

Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social.

#AssistênciaSocial 30/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS REALIZA VISITA TÉCNICA À SPS E RESOLUÇÕES SOBRE VALE CESTA BÁSICA E VALE GÁS.

O município de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou nesta sexta-feira uma visita técnica a Secretaria de Proteção Social do Estado (SPS).

A visita teve como objetivo receber os Vales referente as cestas básicas, além da prestação de conta acerca do 2° lote de Vale Gás.

#AssistênciaSocial 16/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CRAS SEGUE REALIZANDO O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF).

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, segue realizando o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) oferecido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Este serviço tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Durante essa semana foram realizadas concessões de benefício eventual, auxílio natalidade as gestantes em acompanhamento PAIF.

#AssistênciaSocial 14/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ENTREGA DE FARDAMENTO DOS VIGIAS MUNICIPAIS.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou a entrega de fardamento dos vigilantes municipais.

#AssistênciaSocial 09/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL GOVERNO MUNICIPAL DE CAPISTRANO ATRAVÉS DA STDS,EM REUNIÃO VIRTUAL COM O PODER JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO.

O Governo Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em reunião virtual com o Poder Judiciário e Ministério Público deliberam diversas pautas voltadas à política de Assistência Social em Capistrano.

Na tarde desta quinta-feira, 8 de julho, os profissionais da Assistência Social de Capistrano se reuniram virtualmente com a promotora de Capistrano, Dra. Mayara Muniz e a Juíza da Comarca de Capistrano, Dra. Patrícia Toledo.

Dentre as pautas debatidas, o CNA - Cadastro Nacional de Adoção, o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, as medidas socioeducativas e atuação do judiciário, ministério público e política de assistência.

O Cadastro Nacional de Adoção que tem o objetivo de aproxima crianças que aguardam por uma família em abrigos e pessoas que tentam uma adoção, mesmo que separados por milhares de quilômetros. Quando a criança está apta à adoção, o inscrito no cadastro de interessados é convocado. Do mesmo modo, pretendentes podem consultar a lista de crianças, que traz detalhes como sexo, idade, cor e eventuais necessidades especiais.

A consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) propõe reconhecimento das situações de vulnerabilidade e risco presentes no cotidiano das famílias e indivíduos, para seu enfrentamento e superação de forma compartilhada entre técnicos e usuários.

#AssistênciaSocial 09/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROGRAMA CRIANÇA FELIZ REALIZA PLANEJAMENTO COM VISITADORES.

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

#AssistênciaSocial 03/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITO JUNIOR SARAIVA E CMDCA CONFIRMAM ADESÃO DO MUNICÍPIO AO SELO UNICEF 2021-2024

O município de Capistrano realizou sua adesão ao Selo Unicef. Nosso município está entre as 162 cidades cearenses que concluíram o processo de adesão do Selo.O prefeito Junior Saraiva, juntamente ao presidente do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (CMDCA) Francisco Silva de Souto assinaram o termo de adesão, que pode conferir o Selo Unicef válido de 2021 a 2024.O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância visando estimular avanços e garantias dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e Amazônia Legal brasileira.

#AssistênciaSocial 01/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CAPISTRANO VOLTARÁ A DISTRIBUIR O PAA LEITE
#AssistênciaSocial 29/06/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS REALIZAR ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO ÁS FESTAS JUNINAS.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através do SCFV continua realizando suas atividades de forma responsável.

Levamos um pouco de alegria e comemoramos esse mês junino junto de alguns usuários.

Mesmo diante do nosso cenário pandêmico, as atividades do CRAS Carqueja não param, sejam elas de forma remota ou presencial, tomando todos os cuidados para garantir a prevenção contra COVID-19 e evitar aglomerações.

#AssistênciaSocial 15/06/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 15 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, demarcado hoje, 15 de junho, foi criado pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

A data visa criar uma consciência mundial, nos espaços sociais e políticos, sobre a violência contra a pessoa idosa, bem como alertar contra a discriminação etária, que configura violação aos Direitos Humanos.

Você também pode fazer sua parte. Disque 100 para denunciar qual quer tipo de violência contra idosos, seja abuso físico, emocional ou financeiro. Proteja os idosos de sua família e da sua comunica.

#AssistênciaSocial 18/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ESPAÇOS PÚBLICOS DE CAPISTRANO GANHAM DECORAÇÃO CARACTERISTICA Á CAMPANHA FAÇA BONITO

Maio é dedicado à conscientização do combate ao abuso e à exploração sexual de Crianças e Adolescentes. O Governo Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Capistrano durante este mês, realizou ornamentações nas repartições públicas e praças nas cores laranja e amarelo em alusão a Campanha "Faça Bonito".

Este ano, em razão do contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19), a mobilização será realizada pelas redes sociais, mídia local e decorações em locais públicos da cidade.

É importante consicentizar a população de que ABUSO SEXUAL é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual e EXPLORAÇÃO SEXUAL é a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.

"A nossa Administração tem abraçado a causa e colaborado com o trabalho dos órgãos de proteção. É preciso garantir a todos o direito ao desenvolvimento saudável e livre do abuso e da exploração sexual", comentou o prefeito Junior Saraiva.

#AssistênciaSocial 18/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 18 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

18 de maio é a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Crespo foi raptada, estuprada e morta na cidade de Vitória, no Espírito Santo. O crime que chocou o País permanece impune, mas há 20 anos a data é anualmente lembrada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Em Capistrano, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através da campanha "Maio Laranja", busca sensibilizar e convocar a sociedade a participar da luta para proteger crianças e adolescentes, não silenciando e denunciando os casos de abuso e exploração sexual.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é explorada por redes de tráfico de pessoas, pornografia e turismo sexual, mas muitas vezes acontece dentro de casa.

A Campanha "Faça Bonito" procura conscientizar e mobilizar para a importância de denunciar os casos de abuso e exploração sexual. Poder público e sociedade devem atuar juntos na garantia do direito ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, que em meio aos seus processos de formação, ainda não atingiram a maturidade física e psicológica de uma pessoa adulta, não devendo também ter sua sexualidade tratada como a de um adulto.

Neste ano, devido à pandemia, a caminhada alusiva a data não poderá acontecer, mas como compromisso do Governo Municipal, a Prefeitura segue divulgando nas redes sociais a Campanha, alertando para as situações de vulnerabilidade agravadas pelo isolamento social.

O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As ligações são anônimas e o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana. Denúncias também podem ser feitas no Ministério Público, no Conselho Tutelar e nos Centros de Referência de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 17/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 17 de Maio, Dia do Combate a LGBTfobia.

O 17 de maio é um dia de relevância para o movimento LGBTQI+, marcando a retirada da homossexualidade da CID, Classificação de Doenças e Problemas de Saúde, pela OMS.

O Dia de Combate a LGBTfobia busca debater os diversos assuntos e preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidade de gênero. A luta atual consiste principalmente na criminalização da LGBTfobia.

O Brasil é o país onde mais morrem LGBT's de forma violenta, por isso o 17 de maio se torna ainda mais necessário. Respeito também é uma forma de amor. Diga NÃO à LGBTfobia!

#AssistênciaSocial 15/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 15 de maio, Dia da Família.

Nesse 15 de maio comemoramos o Dia Internacional da Família! Usemos essa data para homenagear a primeira escola de nossas vidas, nosso primeiro lar e comunidade.

Família são todos aqueles que amamos, protegemos e cuidamos. É a base e aconchego na vida. A Prefeitura Municipal de Capistrano parabeniza todas as nossas famílias capistraneses, trabalhadoras e humildes, que fazem do nosso município uma grande família!

A data surgiu durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993, visando compartilhar a importância da família na sociedade, na educação, e para as responsabilidades sociais.

#AssistênciaSocial 15/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 15 de maio, Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio, data em que é comemorado o Dia do Assistente Social, estes importantes profissionais recebem homenagens pela luta por dignidade e por justiça social.

Em 2021, a data ganha significado ainda mais especial em virtude da delicada situação vivida com a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Diante do impacto provocado pela disseminação da doença, o papel dos Assistentes Sociais torna-se primordial no atendimento aos moradores que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Trabalhar em prol dos direitos dos menos favorecidos é uma nobre função, o Governo Municipal parabeniza, em especial, os profissionais da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Capistrano, pelo grande trabalho desenvolvido junto as famílias de nossa cidade.

#AssistênciaSocial 13/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL EQUIPES DO CREAS E DO CRAS REFORÇAM CAMPANHA DO 18 DE MAIO "FAÇA BONITO"

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio das equipes do CREAS e CRAS, está realizando atividades no comércio local sobre a prevenção da COVID-19, bem como ressaltando a importância da campanha do 18 de maio intitulada "FAÇA BONITO - Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra Crianças e Adolescentes.".

ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER!

#AssistênciaSocial 09/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADOR DO CADASTRO ÚNICO PARTICIPA DA CAPACITAÇÃO REMOTA SOBRE O SIBEC

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que o Coordenador do Cadastro Único, Marcello Freire, está participando da Capacitação Remota sobre o SIBEC.

O SIBEC - Sistema De Benefícios ao Cidadão, uma ferramenta da Caixa em parceria com o Governo Federal que facilita o acesso a informações associadas a benefícios e programas sociais em que o cidadão esteja inscrito.

Entre os principais benefícios que podem ser consultados no SIBEC está o Bolsa Família, um dos programas sociais mais conhecidos do governo federal.

O objetivo de capacitar os servidores da STDS é para o melhor atendimento ao munícipe de Capistrano, trazendo qualidade e informações durante o nosso trabalho.

#AssistênciaSocial 06/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DISQUE DIREITOS HUMANOS

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), informa a toda a população que o Disque 100, meio eletrônico responsável pelo recebimento de denúncias de violação aos direitos humanos, agora dispõe de Whatsapp - (61) 9656-5008, como forma de facilitar a interação com o usuário.

Ressalte-se a importância de que se DENUNCIE qualquer forma de violação de direitos humanos.

.

#AssistênciaSocial 05/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL RECEBIMENTO DO SEGUNDO LOTE DAS CONCESSÕES DE RECARGA DE GÁS.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que a Secretária Elisabete recebeu hoje o segundo lote das concessões de recarga de gás.

O primeiro lote de tickets foram entregues pelos profissionais da STDS e prestados conta com o Governo do Estado do Ceará e hoje recebemos o segundo lote, contabilizando as demais 515 familias.

O vale gás pretende ofertar a recarga do gás em botijão como auxílio para amenizar os impactos sociais do Covid 19. Para ser contemplada com o benefício a família precisa ser beneficiária do Cartão Mais Infância e ser beneficiaria do Programa Bolsa Familia, com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34.

A entrega dos tickets será organizada pela STDS e os documentos que deverão ser apresentados pelas famílias para a concessão do benefícios são: RG, CPF, Comprovante de Endereço e NIS.

#AssistênciaSocial 04/05/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONCESSÕES DOS AUXÍLIOS NATALIDADE PARA AS GESTANTES ACOMPANHADAS PELO PAIF.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, iniciou as concessões dos auxílios natalidade as gestantes acompanhadas pelo PAIF. O grupo segue acontecendo quinzenalmente, de forma remota, onde são levadas informações pertinentes ao período da gestação e puerpério.

Os critérios para participação no grupo são: Renda per capita de até ¼ do salário mínimo por pessoa; acompanhamento de saúde, com realização do pré natal.

#AssistênciaSocial 27/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DECLARAÇÃO DO MEI 2021

IMPORTÂNCIA DA DECLARAÇÃO ANUAL

Os microempreendedores individuais têm como uma das obrigações a entrega da Declaração Anual do MEI até 31 de maio

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente.

Caso tenha duvidas, entre em contato com o AGENTE DE DESENVOLVIMENTO - AD do seu municipio Atraves do Balcão SEBRAE de sua cidade.

O Balcão SEBRAE de Capistrano funciona na Secretaria de Meio Ambiente - SEMAM com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS

#AssistênciaSocial 26/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUARIA E PESCA ENTREGA DOS PRODUTOS DO PROGRAMA DO PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria de Agricultura entregou hoje (26/04) os produtos provindos do Programa Aquisição de Alimentos - PAA para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS.

A STDS por sua vez, fará a entrega de maneira direcionada aos beneficiários que neste momento estão em maior vulnerabilidade, inclusive as famílias das crianças assistidas pelo PAA.

#AssistênciaSocial 22/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Profissionais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizam atendimento remoto.

Profissionais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizam atendimento remoto e busca ativa de famílias vulneráveis.

A atuação à distância é uma das medidas necessárias durante a pandemia, mas que não impede os procedimentos no empenho pelo bem-estar social de Capistrano.

#AssistênciaSocial 22/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS CONCEDE CESTAS BÁSICAS À POPULAÇÃO EM PERÍODO DE PANDEMIA.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu no dia de hoje a entrega de cestas básicas de forma imediata as famílias acompanhadas pela Assistência Social do Município, que passam por período de vulnerabilidade alimentar.

Nesse momento de pandemia, a insuficiência de alimentos tem atingido grande parte da nossa população. Dessa forma, a ação buscou minimizar essa situação, e levar mais dignidade aos cidadãos.

#AssistênciaSocial 14/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS e CRAS realizam entrega de kits alimentares.

A Prefeitura Municipal de Capistrano através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura, promoveu no dia de hoje a entrega de kits alimentares do Programa de Aquisição de Alimentos as família acompanhadas pelo CRAS sede e Carqueja do Município.

Nesse período de pandemia, a insuficiência alimentar tem atingido grande parte da nossa população. Dessa forma a ação buscou minimizar esse cenário e levar um pouco mais de dignidade as família.

#AssistênciaSocial 09/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS E CRAS REALIZAM ENTREGA DE 126 BENEFÍCIOS DO CARTÃO MAIS INFÂNCIA!

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que as ações de informação, orientação e busca ativa das famílias beneficiadas do Cartão Mais Infância Ceará continuam sendo realizadas pelos profissionais dos CRAS, mediante todos os cuidados para evitar a proliferação do Coronavírus e desenvolvendo atividades de conscientização e acompanhamento familiar.

O município de Capistrano foi contemplado com a expansão de 126 famílias do Cartão Mais Infância Ceará e as ações de atualização cadastral, visita domiciliar e contato com as famílias estão sendo realizados em todo o município.

As famílias contempladas serão atendidas através de visitas domiciliares e contatos através de notificações da Secretaria de Desenvolvimento Social. Informamos que nesse período não é necessário comparecer à Secretaria e que estamos fazendo todos os esforços para evitar aglomerações.

#AssistênciaSocial 08/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 515 BENEFICIADOS COM O VALE-GÁS EM CAPISTRANO-CE.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que o município foi contemplado com 515 concessões de recargas de gás às famílias.

?

O primeiro lote de tíquetes do vale-gás social, totalizando 515 beneficiários, foi entregue à Prefeitura de Capistrano pelo Governo do Estado do Ceará e posteriormente haverá o segundo lote.

?

O vale-gás social pretende ofertar o gás em botijão como auxílio para amenizar os impactos sociais decorrentes da Covid-19. Para ser contemplada com o benefício, a família precisa ser beneficiária do Cartão Mais Infância e ser beneficiária do Programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34.

?

A entrega dos tickets será organizada pela STDS e os documentos que deverão ser apresentados pelas famílias para a concessão do benefício são: RG, CPF, NIS e Comprovante de Endereço.

A logística da entrega do vale-gás social acontecerá ao longo da semana em domicilio, não necessitando comparecer a STDS.

Acesse o link abaixo para consultar a lista dos contemplados.

#AssistênciaSocial 02/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 1.030 FAMÍLIAS CAPISTRANENSES SERAO BENEFICIADAS COM O VALE-GÁS

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que o município foi contemplado com 1.030 concessões de recargas de gás às famílias.

Nos próximos dias 07/04 e 08/04, será entregue à Prefeitura de Capistrano pelo Governo do Estado do Ceará os referidos vales.

?

O vale-gás social pretende ofertar o gás em botijão como auxílio para amenizar os impactos sociais decorrentes da Covid-19. Para ser contemplada com o benefício, a família precisa ser beneficiária do Cartão Mais Infância e ser beneficiária do Programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34.

A entrega dos tickets será organizada pela STDS e os documentos que deverão ser apresentados pelas famílias para a concessão do benefício são: RG, CPF, NIS e Comprovante de Endereço.

A logística da entrega do vale-gás social acontecerá ao longo da semana em domicilio, não necessitando comparecer a STDS.

#AssistênciaSocial 06/03/2021 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SEMANA DA MULHER

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de Capistrano, preparou uma programação especial durante a semana.

Devido à pandemia do Coronavírus e em atendimento aos decretos estadual e municipal que suspende eventos em geral. O encontro virtual está marcado para às 19h iniciando na segunda-feira dia 8 de março e encerrando na sexta-feira 12 de março.

A live "Momento Mulher" abordará diversas temáticas com uma programação mais que especial. O objetivo será fortalecer as potencialidades femininas neste mês tão especial.

Temos um encontro marcado e você é nossa convidada especial. Assista nossa live através do Facebook da Prefeitura de Capistrano.

#AssistênciaSocial 04/03/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CREAS DESENVOLVE AÇÃO PARA DIGNIDADE SOCIAL DE PESSOAS VULNERÁVEIS

A Prefeitura Municipal de Capistrano através do Centro de Referência da Assistência Social - CREAS realizou ação de garantia e dignidade social, identificando as famílias dos usuários que viviam em condições precárias e sem espaço adequado para moradia, direcionando os moradores para as casas de seus entes.

A ação foi realizada pelas profissionais do CREAS, dialogando com as famílias, fazendo a mudança dos usuários e atendendo de forma qualificada os capistraneses que necessitam da Política de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 04/03/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL VISITA CRAS CARQUEIJA

A Prefeitura Municipal de Capistrano através do CRAS, mesmo diante do período pandêmico segue realizando diariamente o acompanhamento às famílias, quer seja presencial ou remotamente a STDS de Capistrano realiza os atendimentos garantindo direitos, levando palavras de carinho e afeto.

Todas as visitas e atendimentos estão sendo realizados seguindo as normas da secretaria de saúde. Tomando todos os cuidados para garantir a prevenção contra a COVID-19 e evitar aglomerações.

#AssistênciaSocial 03/03/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Atendimentos para a realização da Carteira de Reservista acontecem de Segunda a Quinta de 8h às 14h e nas Sextas

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que os atendimentos para a realização da Carteira de Reservista acontecem de Segunda a Quinta de 8h às 14h e nas Sextas até o meio dia, no setor de Identificação, com o Profissional Valdisio.

#AssistênciaSocial 26/02/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Foram entregues os prontuários das Identidades confeccionadas nos atendimentos do mês de Fevereiro de 2021

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que foram entregues os prontuários das Identidades confeccionadas nos atendimentos do mês de Fevereiro de 2021 e o recebimento de 52 Registros de Identidades dos munícipes de Capistrano.

Informamos que as 52 Identidades recebidas foram de atendimentos realizados na Secretaria e que o recebimento acontece de Segunda à Sexta de 8h às 14h no setor de Identificação, com a Profissional Emanuela.

#AssistênciaSocial 21/02/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL As Famílias da expansão que estão no processo de validação, receberão Janeiro e Fevereiro R$ 85,00.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, informa que O Benefício do Cartão Mais Infância Ceará- CMIC agora é de R$ 100,00 a partir de Março.

As Famílias da expansão que estão no processo de validação, receberão Janeiro e Fevereiro R$ 85,00.

Informamos que esse valor é destinado às famílias que já recebem o benefício.

Dúvidas sobre o processo de recebimento e de concessão podem ser atendidas de segunda à quinta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Social, no setor do Cadastro Único, respeitando o limite diário de atendimentos e agendamentos.

Ressaltamos a importância de prevenção contra a proliferação e necessidade de distanciamento social, desta forma, se o limite diário de atendimento já tiver sido atingido, as famílias serão agendadas e terão a data e horário marcado para atendimento no dia seguinte ou no melhor dia de acordo com as necessidades da família.

O principal objetivo e missão da Secretaria de Desenvolvimento Social é de garantir o atendimento de qualidade e direitos sociais das famílias e estamos trabalhando da melhor forma para que nossos atendimentos sejam conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde e decretos municipais no combate e prevenção ao proliferação do Coronavírus.

#AssistênciaSocial 19/02/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Atualização dos dados Cadastrais do Cadastro Único das famílias está sendo realizado de forma espontânea e agendada.

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa que o Atendimento de Atualização dos dados Cadastrais do Cadastro Único das famílias está sendo realizado de forma espontânea e agendada, de forma a garantir que as medidas de contenção a proliferação do COVID-19 sejam garantidas e evitando aglomerações.

Ressaltamos que através do agendamento as famílias serão atendidas de forma que continuem com seus benefícios garantidos.

Informamos ainda a preocupação de manter o distanciamento social, através de uso de Equipamentos de Proteção, como barreiras de distância entre as mesas e cadeiras, distribuição de máscaras às famílias, utilização de álcool em gel e higienização dos espaços durante os atendimentos.

O atendimento do Cadastro Único está sendo realizado de Segunda à Quinta-feira.

Caso seu cadastro já tenha sido atualizado, basta continuar respeitando os o prazos para atualização.

#AssistênciaSocial 05/02/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Telefone de contato do CRAS sede, Padre Bernardo Bourassa

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvido Social, informa novo telefone de contato do CRAS sede, Padre Bernardo Bourassa.

A Coordenação do CRAS solicita aos seus usuários que agendem seus atendimentos via telefone, para evitar aglomerações e assim evitar a propagação da Covid-19, tendo em vista o alto nível de contaminação em todo o país.

#AssistênciaSocial 29/01/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL JANEIRO BRANCO, mês de conscientização e cuidado com a SAÚDE MENTAL.

A Prefeitura municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvido Social, realiza momento em alusão ao JANEIRO BRANCO, mês de conscientização e cuidado com a SAÚDE MENTAL.

O evento, contou com a participação do coordenador do CAPS e Psicólogo, Adriano Barros, Secretária Elisabete Rocha e os servidores da STDS.

"Pensando no momento em que estamos vivendo, é fundamental o olhar e cuidado com a saúde mental, por isso a importância de momentos como estes, para traçar estratégias de ajuda Psicossocial que são cruciais para todos." Disse a Secretaria da STDS Elisabete Rocha.

#AssistênciaSocial 25/01/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) realizando visitas domiciliares

A Prefeitura Municipal de Capistrano, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, registra os Visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) realizando visitas domiciliares, às famílias que são acompanhadas pelo Programa.

Ressaltamos que o programa está disponível para inclusão de novas famílias tenham interesse em participar. É importante lembrar que a metodologia do programa é estimular a interação entre criança e cuidador, valorizando o desenvolvimento integral das crianças e o olhar para a primeira infância.

Para maiores informações, procurar a Secretaria de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 07/12/2020 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Hoje, 7 de dezembro, é comemorado o dia Nacional da Assistência Social.

Hoje, 7 de dezembro, é comemorado o dia Nacional da Assistência Social.

No dia 07 de dezembro de 1993, foi promulgada a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas - lei nº 8.742) que define os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. Com esse marco o Brasil passa a comemorar nesta data o Dia Nacional da Assistência Social.

Nessa importante data, a gestão municipal reafirma o seu compromisso com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e com as políticas de proteção social.

#AssistênciaSocial 26/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ATO PELA REGULARIZAÇÃO DO COFINANCIAMENTO FEDERAL DO SUAS Em função dos recorrentes atrasos no cofinanciamento federal dos serviços socioassistenciais e os possíveis impactos com as reformas em curso, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do município de Capistrano apoia os atos em defesa do SUAS, seus serviços e benefícios.
Temos visto o desmonte que vem acontecendo contra SUAS. A redução de orçamento, decretos extinguindo a participação popular bem como Parcelas de cofinanciamento atrasadas.

É extremamente importante a realização do Ato pela regularização do cofinanciamento federal do SUAS e Capistrano apoia o ato. Estamos com o SUAS
.
.
.
#SecretariadoTrabalhoeDesenvolvimentoSocial #PrefeituraMunicipaldeCapistrano #JuntosSuperandoDesafios
#SUASAvante #NãoaodesmontedoSUAS
#AssistênciaSocial 25/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Confira agora no link abaixo o resultado final do Processo Seletivo Simplificado. Confira agora no link abaixo o resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

LINK: http://bit.ly/resultfinalstds

.
.
.
#ProcessoSeletivoSimplificado #SecretariadeTrabalhoeDesenvolvimentoSocial #GestãoParticipativa #Transparênciaecuidadocomonossopovo
#AssistênciaSocial 17/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTAS PROCESSO SELETIVO A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social divulga lista de convocação com datas e horários para as entrevistas do processo seletivo 001/2019.
#AssistênciaSocial 16/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Entrega de Peixes Semana Santa A Prefeitura Municipal de Capistrano por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca realiza amanhã quarta-feira (17) e quinta-feira (18) a entrega do Peixe da Semana Santa em todo o Município. O objetivo da ação é difundir mediante a ação de distribuição do peixe a solidariedade entre as pessoas e levar dignidade a nossa população mais carente.
Na quarta-feira, dia 17, o alimento será entregue nas comunidades da zona rural. Já para moradores da sede, a entrega ocorrerá no dia seguinte quinta-feira, dia 18.
“Temos mantido essa tradição desde que assumimos a atual administração. Nossa gestão tem uma visão social que ultrapassa as dificuldades que temos enfrentado e é assim que iremos continuar trabalhando em prol do povo de Capistrano”, destacou o prefeito em exercício Júnior Saraiva.
.
.
.
.
#EntregaDoPeixe #PeixedaSemanaSanta #PrefeituraMunicipaldeCapistrano #SecretariadeTrabalhoeAssistenciaSocial #SecretariadeAgriculturaPecuáriaePesca #GestãoParticipativa #Transparênciaecuidadocomonossopovo
#AssistênciaSocial 05/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ERRATA EDITAL PROCESSO SELETIVO SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
#AssistênciaSocial 05/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL EDITAL DE CONVOCAÇÃO para o Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar
#AssistênciaSocial 04/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO Nº 001/2019 PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS PARA A STDS PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO Nº 001/2019 PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS PARA A SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPISTRANO.
#AssistênciaSocial 28/03/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA ENTREGA PEIXES A POPULAÇÃO NA SEMANA SANTA A SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO MUNICIPIO DE CAPISTRANO, IRÁ FAZER A ENTREGA DO PEIXE DA SEMANA SANTA AMANHA 28/03 A PARTIR DAS 08:00 NO POLO DE LAZER, NO ENTATO PEDIMOS AOS PRESIDENTES DE INSTITUIÇOES (ASSOCIAÇOES ), VENHAM RECEBER A DEMANDA DA SUA COMUNIDADE, AGRADECEMOS A GESTÃO MUNICIPAL EM NOME DA PREFEITA INÉS OLIVEIRA..
www.capistrano.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 21:21:18